Mudanças para melhorar o binário


Por Diego Mendes

Depois de uma reunião com o prefeito do Recife, João da Costa, que durou quase duas horas, a presidente da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), Maria de Pompéia, divulgou, ontem, que fará três ajustes imediatos no entorno do binário Encanamento/Arraial, na Zona Norte da Capital. As alterações são: tornar a rua Virgínia Loreto (Parnamirim) em mão única no sentido 17 de Agosto-João Tude (rua do Canal), transferir o semáforo do cruzamento da Virgínia Loreto com a avenida 17 de Agosto para a João Tude e retirar o semáforo do cruzamento entre as ruas Desembargador Góis Cavalcanti e Padre Roma. Essas mudanças devem ser feitas até o próximo dia 1º de setembro.

Os três ajustes prometidos por Maria de Pompéia vão ocorrer com o propósito de melhorar a fluidez do trânsito nas vias que contornam a praça do Parnamirim, onde há confluência de ruas. “O problema naquela área já existia e pode ter se agravado com a criação do binário. Toda obra de engenharia é passível de ajustes. Portanto, outras medidas vão ser tomadas por no período de 30 dias, prazo dado pelo prefeito João da Costa para melhorarmos o trânsito naquela região”, disse a gestora.

Entre as medidas que serão adotadas pela CTTU nos próximos 30 dias, além das três já citadas, está a criação de um novo binário entre as ruas Antônio de Castro (que hoje já é mão única no sentido Estrada Arraial-rua Conselheiro Portela) e Evaristo da Veiga. Essa última será modificada já que atualmente o tráfego dela é nos dois sentidos. “Essa via vai funcionar na direção contrária à rua Antônio de Castro”, explicou Maria de Pompéia.

Alterações nas paradas de ônibus também estão sendo estudadas pela CTU e o Grande Recife Consórcio de Transporte. Esses e outros ajustem devem ser discutidos no próximo dia 29, entre a Prefeitura do Recife e a população. O local do encontro ainda vai ser definido pelo Governo Municipal.

Enquanto o encontro entre poder público e a população não ocorre, alguns cidadãos já dão ideias para a melhoria do trânsito. O comerciante Neidinaldo Alves, 55 anos, trabalha em uma papelaria localizada ao lado da praça do Parnamirim e acha que a CTTU só pensou nos carros quando fez as modificações. “Não vejo uma faixa para travessia de pedestres aqui na praça. A Prefeitura deve consertar esse erro”, pontuou.

Apesar dos ajustes, Maria de Pompéia avalia que a implantação do binário no último dia 28 de julho está sendo positiva. “A chegada à Zona Norte ficou mais fácil com as mudanças viárias nas estradas do Encanamento e Arraial. Sem falar nas ciclofaixas. Os trabalhadores que usam esse transporte estão sendo beneficiados, sobretudo os que moram em Casa Amarela”, concluiu.

Foto: Jedson Nobre

Postar um comentário

Comente esta matéria

Postagem Anterior Próxima Postagem