Lula caminha hoje no centro do Recife

Da Folha PE
Postagem Gabriel Diniz


O presidente Luiz inácio Lula da Silva (PT) adiou, de ontem (28) para hoje (29), sua vinda ao Recife para o encerramento da campanha da presidenciável Dilma Rousseff (PT) - a última pauta eleitoral do petista no Estado antes de deixar o cargo. Lula, que remarcou a agenda porque teve de viajar à Argentina para o funeral do ex-presidente Néstor Kirchner, participará de uma caminhada pelas ruas do Recife, a partir das 16h, nos mesmos moldes do a­to promovido pela Frente Popular, sexta-feira passada. O comício, previamente marcado para o Marco Zero, foi cancelado sob o argumento de que, no dia de hoje, a Legislação vedaria o ato. No entanto, pelo calendário eleitoral, o comício poderia, sim, ser realizado.

“Acontece que a presidenta Cristina (Kirchner) resolveu interromper às dez da noite (o enterro) e fazer amanhã (ho-je). Ele (Lula) me ligou às 9h, estava desembarcando no Rio, de Brasília. Eu disse: ‘E aí, presidente, o que vamos fazer?”. Ele disse: “Olhe, vamos ver o que a gente pode fazer; em meia hora eu te ligo, veja aí’. Eu liguei para João Paulo dizendo essa sugestão, ele topou”, explicou Eduardo Campos, que, no próximo domingo, viajará a Brasília para acompanhar a votação com Dilma e dar entrevistas a programas de televisão. O socialista votará pela manhã, às 10h.

Dilma não virá a Pernambuco. A candidata passará o dia se preparando para o último debate desta eleição, o da TV Globo, a ser realizado no Rio de Janeiro. A candidata esteve em Caruaru, na última terça-feira, em uma carreata.

Coordenador da campanha dilmista no Estado, o deputado federal eleito João Paulo (PT) explicou que o ato com Lula tem previsão de durar apenas uma hora, já que o petista quer retornar a Brasília para assistir ao debate na residência oficial da Presidência. Não estão pevistos discursos. Contudo, afeito a quebrar protocolos, Lula pode querer falar aos pernambucanos.

De acordo com João Paulo, o presidente deve desembarcar na Base Aérea do Recife às 15h. O ato, previsto para iniciar às 16h, na Praça Oswaldo Cruz, seguirá pelas avenidas Conde da Boa Vista, Guararapes, Dantas Barreto, terminando no Largo no Carmo. Ao todo serão três quilômetros percorridos. “De lá o presidente segue para Brasília”, adiantou João Paulo. Questionado sobre o que a coligação estava fazendo para impedir o engarrafamento provocado pela caminhada da últi­ma sexta, o ex-prefeito disse, apenas, que a coordenação “está resolvendo”. Além de Lula, Eduardo e João Paulo, estarão no caminhão principal do evento o vice-governador João Lyra Neto (PDT), os senadores eleitos, Humberto Costa (PT) e Armando Monteiro Neto (PTB), e o prefeito do Recife, em exercício, Milton Coelho (PSB). Os demais políticos farão o cortejo em outros veículos.

Havia a expectativa de que Lula vistoriasse a obra de Pirapama, mas a agenda não foi confirmada. Ontem, o governador Eduardo Campos fez o percurso com a secretária-executiva do PAC, Miriam Belchior. O piloto do helicóptero em que as autoridades estavam não quis pousar no pátio do sistema de abastecimento de água porque o vento não favorecia o procedimento. Em decorrência disso, só desceu no Aeroporto do Recife.

Postar um comentário

Comente esta matéria

Postagem Anterior Próxima Postagem