Pernambuco tem 16 casos suspeitos de Leptospirose


(Por Júlia Veras) - As cidades que foram inundadas pelas chuvas dos últimos dias estão em estado de alerta em relação a possíveis surtos de doenças transmitidas pela água ou por animais, como leptospirose, hepatite A, diarréia, febre tifóide, tétano, cólera, doenças de pele e do aparelho respiratório. Atualmente, existem 16 casos de suspeita de leptospirose no Estado. “Esta é uma doença grave que e pode levar à morte. No Brasil, de 12% e 17% dos casos de leptospirose são fatais. Este ano, houve uma diminuição do número de ocorrências da doença no Recife, mas nas áreas afetadas pelas chuvas esse problema deve piorar e de 5% a 10% das pessoas que apresentarem a doença deverão desenvolver a sua forma mais grave”, afirmou a gerente de Epidemiologia da Secretaria de Saúde do Recife, Denise Oliveira.

A diretora de Vigilância Epidemiológica do Estado, Roselene Hans, faz questão de frisar que qualquer caso de leptospirose é extremamente perigoso, portanto, aquelas pessoas que sentirem sintomas como febre elevada, dificuldade respiratória, olhos avermelhados ou amarelados e dores na panturrilha - sintoma bastante característico - devem procurar um médico imediatamente. Quanto mais rápido for iniciado o tratamento, mais rápido será o processo de cura. “Deve-se atentar para o fato de que a leptospirose pode ser confundida com uma virose e passar como uma doença de apresentação leve”, alertou. E atenção: As pessoas que durante as enchentes entraram em contato com a água ou lama das chuvas devem redobrar o cuidado com os sintomas. Caso eles apareçam, é preciso procurar o serviço de saúde com urgência.

Já aqueles indivíduos que vão começar agora o processo de limpeza das casas devem se precaver. É importante que se evite o contato com a lama, fazendo uso de botas e luvas ou na falta destas, sacos plásticos. Jamais deve-se andar descalço. Lavar as mãos sempre que necessário - e principalmente antes antes de manipular ou ingerir os alimentos - também é uma atitude que deve ser incorporada ao dia a dia. “As mãos são um importante veículo para várias infecções, por isso, é imprescindível atentar para a sua higiene”, ressaltou Denise Oliveira. Equipes da Secretaria Estadual de Saúde estão distribuindo hipoclorito de sódio para que ele seja colocado na água para consumo humano, na proporção de duas gotas para cada litro de líquido.

Por fim, Denise lembra que as pessoas devem redobrar o cuidado com o hidratação oral, ou seja, precisam beber bastante água. “Principalmente aquelas que apresentem qualquer sintoma, como diarreia, febre, vômitos devem tomar bastante água”, coloca Denise. Além disso, aqueles indivíduos que já tenham pressão alta ou problemas renais também precisam tomar cuidado, já que estes antecedentes pioram a situação de qualquer doença.

Postada por Gabriel Diniz

Postar um comentário

Comente esta matéria

Postagem Anterior Próxima Postagem