Confirmado mais uma caso de dengue hemorrágica no Recife


(Por Bárbara Franco) - Foi confirmada a dengue hemorrágica na recepcionista Elizângela Cristina Pessoa, grávida de três meses, internada no Hospital Real Português (HRP). Com este caso, sobe para 13 o número de casos de dengue hemorrágica no Estado, em 2010. Porém, a Secretaria Estadual de Saúde (SES), até o fechamento desta edição, não havia confirmado. Em 2009, durante este mesmo período, apenas um caso desse tipo de dengue foi notificado e confirmado. Este ano, foram notificados 11.046 casos de dengue clássica - sendo 665 confirmados -, quase cinco vezes mais do que aqueles registrados em 2009, quando foram somados 2.509 casos.

Nove dias internada na UTI, Elizângela amanheceu, ontem, ainda respirando com auxílio de aparelhos. No entanto, apesar de diagnosticada com um caso grave da doença, pôde ser desentubada. Ou seja, apesar de encontrar-se em uma situação delicada, ela passa bem. Um alívio para a copeira Cláudia Cristina da Silva, 43, mãe da paciente. “Ficamos preocupados porque o caso dela é grave, mas temos fé em Deus de que isso vai passar”, declarou. A assessoria de imprensa do HRP informou que a situação de Elizângela expira cuidados e que a paciente está, ainda, sem previsão de alta. O estado de saúde do bebê é estável.

O avanço da doença é uma das maiores preocupações de Cláudia. “Eu tive a dengue clássica no início do mês, depois meu filho e, agora, minha filha. Quantos mais vão ter que adoecer para que alguma atitude seja tomada? Não podemos deixar que um mosquito continue fazendo tanto mal”, desabafou. A SES informou que a campanha contra a dengue será anunciada dia 2 de junho. Até lá, a prevenção contra a doença pode ser feita com o cuidado no armazenamento de água parada em calhas, vasos e pneus.

O tratamento para a dengue pode ser encontrado nos Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), Hospital Otávio de Freiras (HOF), Hospital Agamenon Magalhães (HAM), Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), além dos 11 hospitais localizados no Interior do Estado. No entanto, as policlínicas e unidades de saúde como postos de saúde da família (PSFs), são aptos para atender casos da doença.

Postado por Gabriel Diniz

Postar um comentário

Comente esta matéria

Postagem Anterior Próxima Postagem