O PAREDÃO DE MEIRELLES, O BC E O VICE


Pelo menos em público, Henrique Meirelles deu a entender que Lula desistiu de fazer dele o candidato a vice-presidente de Dilma Roussef. É que se depreende do que o presidente do Banco Central contou sobre sua reunião de hoje com o presidente da República. Lula quer que Meirelles permaneça no BC. Meirelles pediu "24 horas para pensar". Isto é, para decidir entre uma provável candidatura ao Senado por Goiás e a permanência no BC, que o tiraria de disputas eleitorais até 2012, quando haverá eleição para prefeitos. Está quase certo, afora grande surpresa, que Íris Rezende será o candidato do PMDB ao governo de Goiás.

Ou o jogo de cena político continua? Lula blefa, "pede para Meirelles ficar", mas querendo que ele saia e permaneça uma opção para a vice de Dilma, mas sem comprar briga aberta com o PMDB. Fora do cargo, Meirelles poderia ainda concorrer ao Senado, embora não considere a hipótese lá muito interessante, como tem dito a pessoas próximas. Acha que vai ficar meio sumido, ainda mais numa casa que anda desprestigiada.

Na pior das hipóteses, sem mandato eletivo, Meirelles não estaria fora do poder, de um novo governo petista. Poderia ser a "âncora ortodoxa" de Dilma, mas no ministério. Mas essa é uma aposta no escuro _Dilma precisa vencer, é óbvio, e Meirelles precisaria sobreviver à briga de faca no escuro que é uma disputa por ministérios.

Mas Meirelles estava muito, mas muito mesmo, disposto a ficar com a candidatura a vice-presidência da República.

Saindo do BC, sugere que seja sucedido por Alexandre Tombini, seu diretor de Normas. Parte do governo flerta ainda com a ideia de colocar Luciano Coutinho no lugar de Meirelles. Mas, diz gente do governo, acha que tirar Coutinho do BNDES e ver Meirelles sair é mexida demais no governo. E Coutinho daria margem demais a especulações no mercado _embora o rótulo seja tolo, Coutinho nunca foi "ortodoxo". E, diz gente do governo, Lula não quer marola na véspera da campanha eleitoral. Muito menos durante.

Por Vinícius Torres

Postar um comentário

Comente esta matéria

Postagem Anterior Próxima Postagem