A LENDA DO SOLDADO SEM CABEÇA


Luciana do Rocio Mallon nós envia uma lenda arrepiante ligada à história do Sul do Brasil...

No ano de 1894 o Paraná foi invadido pelos Maragatos, que eram os revolucionários gaúchos. Mas, para combate-los, existiam os militares de Floriano Peixoto, apelidados de Pica-Paus. Nessa confusão toda existia o capitão Juca Tigre que sonhava em separar o Sul do resto do Brasil. Naquela época, dois soldados desertores de Juca Tigre chegaram a um sítio de Guarapuava para pedir comida.

Mas as donzelas da casa, com medo dos homens serem estupradores, começaram a pedir por socorro em voz alta. O pai das moças, que estava no mato, ao ouvir o barulho das filhas saiu correndo para o casarão e avistou os militares. Um estava urinando na mata e outro tomando banho de cachoeira. O fazendeiro, temendo que os rapazes fossem bandidos, tirou a espada da bainha e arrancou a cabeça do pobre que fazia xixi. O moço que estava na cachoeira viu tudo, saiu correndo e conseguiu escapar.

Reza a lenda que no lugar onde o soldado sem cabeça foi enterrado começaram a acontecer milagres, sem falar que muita gente via o fantasma de um soldado degolado mesmo local. Alguns anos depois, devotos ergueram uma igreja chamada Capela do Degolado, onde o corpo estava sepultado. A lenda diz que as imagens dos santos que são colocadas na capela perdem suas cabeças misteriosamente.

Recentemente, uma emissora de televisão estava filmando uma reconstituição desse famoso causo na cidade de Guarapuava. Por incrível que pareça, durante as filmagens, a Capela do Degolado teve o seu interior destruído por um macabro incêndio. Algumas pessoas falaram que isto foi obra do espírito do soldado sem cabeça que não gostou nada de ver sua sina ser exibida na TV...

Publicado no Assomblog

Postar um comentário

Comente esta matéria

Postagem Anterior Próxima Postagem