Justiça embarga obra da Moura Dubeux em Apipucos

A Justiça determinou o embargo da obra do edifício Jardim Casa Forte, no bairro de Apipucos, Zona Norte do Recife. A decisão liminar da juíza Mariza Silva Borges, da 3ª vara da Fazenda Pública da capital atende ao pedido do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). A liminar determina que a construtora Moura Dubeux, responsável pelo empreendimento, paralise imediatamente a construção, sob pena de multa diária de R$ 50 mil.

De acordo com a ação, de autoria da promotora de Justiça Belize Câmara, da Promotoria de Defesa do Meio Ambiente, haveria irregularidade na concessão do alvará que autorizou a obra e que foi concedido pela Prefeitura do Recife, devendo o município anular o ato. Da decisão, que atinge o município, cabe recurso ao Tribunal de Justiça.

Segundo Belize Câmara, depois de ter protocolado o projeto na Diretoria de Controle Urbano (Dircon), a construtora levou cinco anos para adequá-lo, cumprindo exigências do Poder Público. No entanto, uma portaria do próprio Dircon estipula como prazo máximo 30 dias. Apesar disso, a prefeitura expediu o alvará.

De acordo com a promotora, neste caso o município deveria ter arquivado o processo e a construtora teria que abrir um novo pedido de alvará. "Os processos administrativos não podem ficar parados indefinidamente”, explicou.

Segundo a ação, nesse intervalo, a legislação municipal que disciplina as edificações no bairro mudou e a chamada Lei dos Doze Bairros estabeleceu novas restrições em quantidade de pavimentos e gabarito de construção para área. Desta maneira, o projeto do edifício não se adequaria à normatização, já qure o edifício teria 40 pavimentos, o que extrapolaria o previsto na lei. A construtora Moura Dubeux informou, por meio de sua assessoria de Comunicação Social, que ainda não foi notificada pela Justiça.

Do DP

Postar um comentário

Comente esta matéria

Postagem Anterior Próxima Postagem