Preso assassino confesso de Maristela Just


Preso hoje no Recife José Ramos Neto, condenado a 79 anos de prisão pela morte da ex-esposa, Maristela Just. O homem de 47 anos foi detido esta manhã pelo delegado Cláudio Castro, do Grupo de Operações Especiais (GOE), quando entrava em um edifício no bairro do Espinheiro, para visitar parentes.

A tragédia familiar aconteceu em abril de 1989. Desde junho de 2010,quando o caso foi julgado, José Ramos era procurado pela Justiça.Os depoimentos dos filhos Zaldo Magalhães Just Neto e Nathália Just Teixeira foram decisivos para a condenação do réu confesso, em um julgamento que durou mais de 15 horas. A ponto de a promotoria pública se abster de ouvir três testemunhas de acusação. Nada poderia ser mais verdadeiro do que os relatos dos filhos órfãos que estavam no mesmo quarto ao lado da mãe, quando o pai teve o momento de ira e disparou contra todos. O suficiente para os jurados, quatro mulheres e três homens, condenarem, em primeira instância, o comerciante a 79 anos de prisão em regime fechado.

Na ocasião, o pai do condenado, o advogado Gil Teobaldo, disse que o filho estava na Ilha de Caras e não seria preso. No dia da condenação, Nathália comentou: "Se ele está na terra da fantasia, uma hora vai ter que voltar para a realidade. A prisão dele, na verdade, começou hoje. Ele está preso em si mesmo".

Após o anúncio da sentença, por volta das 2h45 da madrugada, Zaldo escreveu uma carta para a mãe, resumindo os sentimentos e expectativas após a luta pela condenação do pai. Veja na integra a carta:

O começo do fim...

Mãe,

Hoje por incrível que pareça, é o dia mais feliz de toda minha vida, pois depois de longos 21 anos de manobras, procrastinagens, dor, mágoa, tristeza que envolve a família JUST, conseguimos com que a JUSTiça fosse feita, tudo bem mãe, foi duro, foi dolorido passar todo este tempo impune, calados tendo de agüentar toda essa impunidade que é a JUSTiça brasileira mãe, mas este dia de hoje, como já falei, é o dia mais feliz de minha vida, pois foram esses exatos 21 anos de aguardo, de medo, de angustia, que fizeram com que eu e Nathália crescêssemos fortes e maduros o suficiente pra ter forças bastante para podermos gritar por você mãe. Foram esses 21 anos que a família da gente se fortaleceu junto a tudo e todos. Mâe, na época do fato mãe, eu tinha apenas 2 anos e 9 meses, acho que foi algum milagre de Deus que fez com que eu não morresse mãe, porque acredito que era para eu estar vivo hoje, eu tenho algum propósito aqui na Terra mãe, e este acredito eu, que seja fazer nossa JUSTiça, assim estando hoje junto comtodos os familiares gritando por você lá no julgamento de seu assassino.

Mãe, não pude ter minha vida ao seu lado, porém guardo por toda minha vida você em meu coração e em meus sentimentos, vejo você em meus álbuns de fotografia...E mãe, como Nana mesmo disse em entrevistas  passadas, você fez de tudo que podia enquanto teve tempo de estar conosco, aproveitou todos os momentos que podia, fez nossas fantasias de carnaval, festas de aniversário, acho que, você naquela época já imaginava que não poderia estar conosco durante toda nossas vidas, fazendo assim o máximo de proveito de nossa companhia.

Mas mãe, eu e Nana conseguimos mãe, contra tudo e contra todos, esse tempo todo estávamos lutando, fazendo de tudo que estava ao nosso alcance para que essa justiça fosse feita. Hoje mãe, dia 1° de junho de 2010 , pois é, precisou que seus filhos que você tanto ama, crescessem e precisaram se expor para que essa JUSTiça fosse feita.

Estou muito feliz hoje, muito mesmo; eu junto com toda nossa família, que nos acolheu com um carinho importantíssimo. Eu e Nana hoje em dia brincamos,dizendo que perdemos você naquele dia, mas ganhamos mais 5 mães, todas da família hoje são nossas mães, mas infelizmente a minha ''original'' eu não tenho mais. Pois é, eu gostaria tanto, mas tanto de poder conviver toda minha vida com você, ter todos os momentos importantes e menos importantes de minha/nossas vidas juntos, porém seu assassino não deixou mãe, pois, ele tinha inveja de você, pois você era uma mulher linda, bondosa, carismática, não queria o mal de ninguém, pois é mãe, a inveja e muito grande, faz muito mal, e mata! Foi esse mal que fez com que seu assassino, que não gosto nem de citar o nome dele, te levasse mãe, mas podes ter a total certeza deste mundo que estarás sempre viva em meu coração.

Mãe, estou aqui agora nesse momento com Nana aqui no quarto mãe, e estamos extremamente felizes por esta JUSTiça ter sido feita, é mãe, a justiça do homem tardou mas não falhou, e hoje seu acusado foi sentenciado, 79 anos de reclusão, eu ainda acredito que seja pouco pelo tudo que ele fez e vem fazendo por todos esses 21 anos, que junto com o pai, fez de tudo para que esse seu julgamento nunca ocorresse, porém nossa família com muita garra e muita luta conseguiu fazer com que todos nós saíssemos premiados com tal sentença. Sabemos que não é o fim, AINDA.

De seu filho, Zaldo Just Neto

Do DP

Postar um comentário

Comente esta matéria

Postagem Anterior Próxima Postagem