Olinda: Elevador panorâmico do Alto da sé volta a funcionar

Por Bárbara Franco

Após quase 40 dias sem funcionar, o elevador panorâmico localizado no Alto da Sé, no Sítio Histórico de Olinda, volta a atender o público hoje. Ontem, técnicos concluíram os serviços de manutenção. Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura olindense, o problema se deu a partir de uma peça que havia queimado, mas já foi substituída. O equipamento foi inaugurado em outubro do ano passado e foi instalado no tradicional edifício da caixa d’água do Alto da Sé. O funcionamento do elevador ocorre todos os dias, das 9h às 17h. Do Alto da Sé, no Sítio Histórico, é possível observar além das tradicionais igrejas, o Farol de Olinda e boa parte litorânea também do Recife.

O prédio tem um quantitativo de visitas considerável, registrando nos finais de semana e feriado a marca de 1,2 mil visitantes. Desde o início da abertura ao público, já foram mais de 90 mil visitantes. Até o dia de ontem, o elevador passava por reparos. Mesmo assim, o acesso ao teto do prédio era possível para os dispostos a subirem 124 degraus. Apesar de ser um transtorno, especialmente por não dar acesso ao topo do prédio para pessoas com dificuldade de locomoção, os turistas parecem não se incomodar muito com os degraus.

Pa­ra o pedreiro Antônio Justino Morais, de 75 anos, até mes­mo a escadaria fez parte do passeio. Ele, que saiu do município de Campo Redondo, no Rio Grande do Norte, para conhecer Olinda, aproveitou cada momento ontem. “Essa escada não atrapalhou na­da, tu­do aqui vale a pena. Ainda mais para che­gar no topo e ter essa vista”, disse.

Quem também não deixou de realizar a visitação e aproveitar a bela paisagem foi o casal Jairo Velho, e 48 anos, e Erivanda Celedônio, de 47 anos, que saiu de Manaus, no Amazonas e estava a turismo na cidade. Para eles, a boa saúde foi um ponto positivo na hora de visitar Olinda ontem. “Acho que a situação ficaria complicada se a gente não tivesse tanta disposição ou se tivéssemos algum tipo de dificuldade motora. Ainda bem que nós temos condições físicas para poder aproveitar esse lugar porque é muito bonito”, disse Jairo.

Postar um comentário

Comente esta matéria

Postagem Anterior Próxima Postagem