O silêncio e a análise de João da Costa


Por Bruna Serra


Depois de ter passado boa parte da noite da última quinta-feira (28) reunido com seu grupo político, o prefeito João da Costa decidiu permanecer em silêncio, aguardando os próximos capítulos do nebuloso cenário político do Recife. Apesar de ser carta fora do baralho eleitoral, o prefeito considera que poderá fazer a diferença para o lado que decidir defender durante a corrida sucessória. Também está decidido a jogar por terra o discurso da “gestão moderna” a ser adotado pelo PSB.

João da Costa não acalenta nenhuma simpatia ou antipatia pelo escolhido do governador Eduardo Campos, o socialista Geraldo Júlio. Mas demonstra claramente que não aceita o rótulo de gestão defasada que estão querendo impor ao seu governo. Está trabalhando para deixar ao próximo gestor uma casa arrumada e com o caixa recheado, revelam interlocutores.

Nessa sexta-feira (29) ele não apareceu na convenção que oficializou o nome do senador Humberto Costa como candidato do partido nas eleições deste ano. O prefeito não esconde de ninguém que o diálogo está completamente interrompido, mas revela que o tempo poderá reconstruir as pontes destruídas durante o processo de prévias, e que não está descartada a possibilidade dele estar presente no palanque do senador – ainda que a escolha do deputado João Paulo, desafeto de João da Costa, para a vice possa dificultar o caminho de reaproximação.

Deixar o PT é uma possibilidade que não existe no horizonte do prefeito. Ele tem dito que não se enquadraria a outro partido onde a democracia interna, que já é comprometida no atual cenário no próprio PT, inexista. O objetivo é se aprofundar no debate sobre a eficácia dos processos de “democracia interna” consagrados pelo partido para o diferenciar dos demais. Até os ciclos de alianças se fecharem e o cenário eleitoral se delinear por completo, João da Costa seguirá silencioso, observando cada passo de uma sucessão em que não é protagonista, mas que não poderá ser um mero coadjuvante.

Postar um comentário

Comente esta matéria

Postagem Anterior Próxima Postagem