Acidente aéreo em Recife: Áudio registrado não foi divulgado

Por Priscilla Aguiar

O áudio do registrador de voz do bimotor LET-410, da NoAr Linha Aéreas, ainda não foi divulgado. A afirmação foi feita em um comunicado oficial enviado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). De acordo com o documento, as informações publicadas ontem em um jornal local não são do registrador da aeronave que caiu no último dia 13 no bairro de Boa Viagem, no Recife, causando a morte de 16 pessoas. O texto traz um suposto diálogo entre o piloto do avião,  Rivaldo Cardoso, e o copiloto, Roberto Gonçalves, onde o copiloto chegava a pedir que o piloto inclinasse o avião para ganhar velocidade.

“O conteúdo divulgado hoje (ontem) por veículo de imprensa não é a transcrição do conteúdo daquele dispositivo. De acordo com o Anexo 13 da Convenção de Chicago, da qual o Brasil é signatário, as informações do registrador de voz devem ser preservadas pela investigação técnica e utilizadas exclusivamente para a prevenção de acidentes aeronáuticos”, salientou o informativo, assinado pelo brigadeiro-do-ar Marcelo Kanitz Damasceno, chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica.

De acordo com informações repassadas pelo Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, nenhuma informação será dada pelo Cenipa até a conclusão da investigação técnica. A assessoria de imprensa da NoAr Linhas Aéreas afirmou que a empresa não irá se pronunciar a respeito do acidente até receber o posicionamento da Anac. O órgão fiscalizador investiga denúncias de que a empresa aérea estaria adotando práticas que podem ferir as regras da Anac e o Código Brasileiro Aeronáutico (CBA). Se a denúncia for confirmada, a NoAr pode ser submetida a penalidades que variam de multa até a cassação da licença da empresa.

 

Postar um comentário

Comente esta matéria

Postagem Anterior Próxima Postagem