Último adeus para Maria das Dores Melo

Cortejo seguiu com muita emoção na despedida da diretora

Centenas de pessoas estiveram no velório ou participaram do sepultamento da diretora e fundadora do Colégio Santa Maria, Maria das Dores Muniz de Melo, 94 anos, neste sábado. Ex-alunos, estudantes, amigos, funcionários e familiares deram o último adeus à educadora na escola, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, e no Cemitério de Santo Amaro, no Centro da cidade. O sepultamento aconteceu às 17h.

Durante todo o dia, a movimentação no Colégio Santa Maria foi intensa. Políticos e autoridades, ex-alunos da instituição, entre as mais tradicionais do Recife, estiveram na capela da instituição, onde ocorreu o velório. Muitos estudantes levaram flores para homenagear a diretora.

No Cemitério de Santo Amaro, o enterro contou com a participação principalmente de amigos, familiares e funcionários da escola. Eram algumas dezenas de pessoas, que cantaram músicas religiosas no momento do sepultamento. No topo do túmulo da família de Maria das Dores, as bandeiras do Brasil e do Santa Maria, uma imagem da santa que dá nome ao colégio e as várias coroas de flores enviadas inclusive pelas diretorias de outras escolas tradicionais do Recife e Olinda.

Maria das Dores Muniz de Melo passou mal pela manhã e foi levada ao Hospital Santa Joana. Faleceu no início da noite da sexta-feira, em decorrência de uma parada cardíaca. Já estava afastada de suas funções desde o ano passado, por causa da saúde fragilizada, mas recebia toda a atenção médica em sua residência através de um aparato montado para atender suas necessidades de saúde.

A educadora fundou o Colégio Santa Maria em 1956, na Rua dos Navegantes. Em 1962, através de uma portaria do Ministério da Educação, a escola se transferiu para a Rua Padre Bernardino Pessoa, em Boa Viagem, onde funciona hoje.

Do JC
Postagem Gabriel Diniz
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

Postar um comentário

Comente esta matéria

Postagem Anterior Próxima Postagem