Polícia Federal libera imagem de fugitivo da Operação Cabo II

Divulgação / Polícia Federal

Em continuação à “Operação Cabo II”, realizada pela Força Tarefa Previdenciária em Pernambuco, no último dia 25, a Polícia Federal divulgou a imagem de um dos três foragidos, que também é um dos principais integrantes da quadrilha: Misael dos Santos Silva (foto), 51 anos. Qualquer informação deve ser repassada pelo telefone 2137.4046. A denúncia é feita mantendo sigilo da pessoa.

A operação da polícia teve como objetivo combater uma quadrilha que fraudava benefícios previdenciários através de requerimentos de pensão por morte com pagamentos de valores retroativos, utilizando de forma reiterada de falsificação de documentos como: carteira de identidade, certidões de nascimento, casamento e óbito.

De acordo com a polícia, Misael era o responsável em arrecadar todo material ligado a fraude, tais como: cartões de benefícios, CPF, RG, CTPS, registros de óbito e nascimento para execução das fraudes de aposentadoria junto ao INSS. Ele agia com a esposa, Maria de Fátima Oliveira Nascimento, 42 anos, que está presa na Colônia Penal Feminina, onde cumpre pena de 18 anos.

A Operação Cabo II contou com 70 policiais federais e 10 servidores da Previdência Social, que cumpriram oito mandados de busca e apreensão, sete mandados de prisão preventiva e dois de intimação. Das sete prisões, três suspeitos ainda se encontram foragidos.

A falsificação dos documentos se deva da seguinte forma: a quadrilha cuidava para que a data do óbito fosse bastante antecedente ao requerimento, utilizando-se via de regra de um menor como titular do benefício. Nesses casos, o valor pago pela Previdência Social retroagia à data do óbito, gerando um primeiro pagamento de alto valor, girando em torno de R$ 20 mil a R$ 65 mil.

Postar um comentário

Comente esta matéria

Postagem Anterior Próxima Postagem