Sem dizer uma palavra e visivelmente transtornado, Alessandre Fernando Aleixo, de 38 anos, usou um taco de beisebol para golpear na cabeça o designer Henrique de Carvalho Pereira, de 21, ontem, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, na Avenida Paulista. O rapaz estava ajoelhado e lia um livro de culinária quando foi atacado. Ele sofreu traumatismo craniano e está internado em estado grave no Hospital das Clínicas.Com histórico de agressão e perfil de perturbação, Aleixo foi autuado em flagrante por tentativa de homicídio no 78º Distrito Policial. Essa é a terceira vez que ele vai preso. Em abril de 2008, ele já havia quebrado a vitrine e um televisor de plasma na mesma Livraria Cultura. O ato rendeu um processo. Segundo o delegado Luis Ricardo Repizo Kojo, em outubro de 2007 Aleixo foi processado por danos materiais: outro ataque teria acontecido em uma academia.
Aleixo carregava uma mochila azul e preta, contendo um taco de beisebol e um facão quando chegou à livraria. De acordo com testemunhas, ele parou ao lado do designer e o golpeou.
Na delegacia, dizia frases desconexas. “Ele não está sabendo explicar o que faz, nem onde mora, com quem vive e por que agrediu o rapaz. Também disse que havia sido atacado em Itapetininga”, afirmou o delegado. Kojo afirmou que Aleixo é da cidade de Votorantim, no interior paulista. Já o rapaz golpeado mora no bairro Jardim, uma das áreas mais nobres de Santo André. Representantes da Livraria Cultura estiveram no DP, mas não quiseram falar com a imprensa.
A mãe de Aleixo conversou com a reportagem, quando foi informada do ocorrido. Chorando muito, ela disse que o filho tem um histórico de problemas psiquiátricos e internações. “Ele fala sozinho, fica fora de si, tem obsessão pelo Ayrton Senna. Vive à base de medicamentos’’.