Header Ads

test

DENÚNCIAS SOBRE IRREGULARIDADES NA EMPETUR DERRUBAM SILVIO COSTA FILHO


O deputado estadual licenciado Silvio Costa Filho (PTB) entregou, ontem, o cargo de secretário de Turismo, não resistindo ao “bombardeio” feito pela oposição na Assembleia Legislativa, que o acusou de envolvimento em contratos superfaturados de shows no Interior, operados pela Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur). Junto com ele, também deixaram o Governo o secretário-executivo, Tomé Franca, e o presidente da Empetur, José Ricardo Diniz. O Palácio do Campo das Princesas informou que o secretário de Administração, Paulo Câmara, assumirá a pasta de Turismo interinamente.

A exemplo do episódio envolvendo a saída do ex-secretário de Articulação Regional, João Paulo (PT), que deixou o governo em novembro, Silvio Filho comunicou primeiro à Imprensa, através de nota, sobre sua decisão. Como o socialista está em Brasília cumprindo agenda oficial, o petebista entregou a carta de demissão ao chefe-de-gabinete do governador, Renato Thiebaut, exatamente às 17h20. 

No último fim de semana, inclusive, Silvio Filho e seu pai, o deputado federal Silvio Costa (PTB), tentaram conversar com Eduardo, mas só no domingo o então secretário foi recebido. Seu pai vendo que não havia respaldo do Palácio, teria lhe recomendado que pedisse demissão, para “não sangrar em praça pública”. 

Chama a atenção o quarto tópico da nota, na qual Silvio Filho afirma que seu grupo político não queria prejudicar a imagem do governador: “O Governo Eduardo Campos é um governo sério, decente e preocupado em melhorar a qualidade de vida dos pernambucanos. Estávamos nos sentindo desconfortáveis em causar constrangimento a um governo de um líder que tanto admiro”.

Após enaltecer a carreira de José Ricardo Diniz no segmento educacional, o ex-secretário destacou que “não poderia aceitar tamanha agressão à dignidade da nossa equipe durante esses dez dias de forma torpe pela oposição”.

Silvio Filho, que reassumirá hoje seu mandato de deputado, informou que irá ao Ministério Público Federal e à Polícia Federal pedir que as entidades apurem as denúncias contra a Empetur e investiguem os prefeitos e produtoras que negaram a realização dos shows. Ele adiantou que assinará o pedido de abertura de uma CPI na Assembleia, que terá por objetivo investigar as denúncias de eventos em Pernambuco, desde 1999 - na época do Governo Jarbas Vasconcelos (PMDB) - até hoje.

Na nota, o ex-secretário também fez uma retrospectiva de sua carreira política, iniciada em 2004, quando ele se elegeu vereador do Recife com a quarta maior votação: 10.731 votos. Lembrou também sua eleição para deputado e a passagem pela vice-liderança do Governo na Casa. Por fim, agradeceu aos funcionários da Secretaria e ao Trade Turístico.

Na cota do PTB, a Secretaria de Turismo já havia sido ocupada pelo deputado federal José Chaves. Silvio Filho entrou no posto há dois anos, depois que Chaves deixou a gestão supostamente por não estar agradando ao governador.

Por Arthur Cunha

Nenhum comentário

Comente esta matéria