Header Ads

test

POLÍCIA PRENDE 13 POR FALSIFICAREM CNH


Uma quadrilha acusada de falsificar carteiras nacionais de habilitação (CNH) que atuava em Pernambuco foi desarticulada, ontem, durante uma operação intitulada Direção Perigosa, realizada pela Polícia Civil. Entre as 13 pessoas detidas suspeitas de envolvimento no esquema, cinco são funcionárias do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE). O restante dos acusados são proprietários e instrutores de autoescolas e despachantes. Foram expedidos pela Justiça 14 mandados de prisão e 14 de busca e apreensão. No entanto, 13 tinham sido cumpridos até o fechamento desta edição. Um suspeito está foragido. A quadrilha, segundo a polícia, atuava nas cidades do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana; além de Timbaúba, na Zona da Mata Norte do Estado. As investigações sobre o grupo tiveram início no mês de março deste ano, no Interior de Pernambuco. Ao todo, 125 agentes participaram da operação.

Segundo os responsáveis pelas prisões, a quadrilha cobrava aproximadamente R$ 500 para confeccionar ou renovar carteiras nacionais de habilitação para pessoas que não tinham passado no exame do Detran ou que não tinham participado do teste. Os fraudadores também se submetiam ao exame no lugar do candidato. Os suspeitos foram autuados pelos crimes de corrupção ativa e passiva, falsidade ideológica, falsificação de documentos e formação de quadrilha. “A documentação regularizada pelos integrantes da quadrilha era autorizada normalmente, porém ilegalmente. A base do esquema era feita por pessoas que trabalhavam com autoescolas e funcionários do Detran”, comentou o diretor-geral de Operações da Polícia Judiciária, delegado Osvaldo Moraes. Uma sindicância feita pelo próprio Detran iniciou as investigações sobre o crime. 

Os suspeitos foram encaminhados para a sede do Grupo de Operações Especiais (GOE), no bairro do Cordeiro, no Recife. De acordo com a polícia, diversos documentos ligados ao Detran foram apreendidos na residência dos acusados. Na casa de um dos suspeitos, localizada no município de Arcoverde, no Sertão do Estado, foi apreendida uma quantia de R$ 27 mil. “Algumas pessoas envolvidas no esquema não faziam parte do Detran, mas participavam do golpe arrumando candidatos que pagassem para obter a habilitação”, disse a delegada Cláudia Freitas, da Delegacia de Crimes Contra a Administração e Serviço Público. Os suspeitos foram presos através de mandados de prisão temporária e encaminhados ao Centro de Triagem, em Abreu e Lima. A delegada Cláudia Freitas vai iniciar, a partir de hoje, ouvidas de 30 candidatos que estavam tirando a habilitação suspeitos de terem envolvimento no crime.

Por Leopoldo Monteiro

Nenhum comentário

Comente esta matéria