FINALMENTE!!!


ACABA A GREVE DO BNB
EM PERNAMBUCO

Após mais de um mês em greve, os funcionários do Banco do Nordeste (BNB) no Estado voltam hoje ao trabalho. Em assembleia realizada ontem ficou decidido por unanimidade pelo fim da paralisação. Isso comprova que a interrupção só foi mantida por mais um dia como protesto à atitude do banco que, na última segunda-feira, teria ingressado com uma ação de dissídio coletivo no Tribunal Superior do Trabalho (TST), segundo o Sindicato dos Bancários de Pernambuco (Sindbancários-PE). O maior impasse nas negociações era referente à participação nos lucros e resultados (PLR).

“A maior novidade é que eles compensarão um terço do salário bruto de cada empregado em abril de 2011, quando deve ser paga a segunda parcela da PLR”, salientou o presidente do Sindbancários-PE, Marlos Guedes. O reajuste para os salários e benefícios ficou em 6%, mais um abono de R$ 500. Enquanto os outros bancos que estiveram em greve ficaram de quitar duas horas descontadas dos dias de greve a cada duas novas horas trabalhadas, o BNB acertou que compensará duas horas por uma. Todas as informações sobre o acordo foram repassadas pelo sindicato local.

Os funcionários do BNB em Pernambuco e Sergipe são os últimos a retornar ao trabalho. Antes disso, os estados com as maiores representações - Bahia e Ceará - já haviam retomado os serviços. “Isso praticamente dava como certo o fim da paralisação. Ela só não acabou ontem (anteontem) aqui porque os trabalhadores decidiram adotar uma postura crítica ao banco, em função do ajuizamento da ação no TST”, explicou Marlos Guedes. Ainda este ano, a greve da Caixa Econômica Federal (encerrada na semana passada) durou 28 dias e a do Banco do Brasil outros 16 dias.

Por AUGUSTO LEITE

Postar um comentário

Comente esta matéria

Postagem Anterior Próxima Postagem