O que falta para demitir a Diretoria do HC da UFPE?

Por Pierre Lucena

Durante a eleição para Reitor tive a oportunidade de conhecer a fundo o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco.

Em meio a muitos funcionários dedicados, foi possível verificar um quadro lamentável e aterrador do nosso hospital escola.

Em minhas visitas presenciei pacientes dividindo o elevador com o lixo. Vi também um paciente sendo levado para o corredor para aplicação de soro porque as lâmpadas dos quartos (todos os quartos do corredor) estavam todas queimadas. Isso sem falar na insalubridade desnecessária com que os técnicos precisam conviver por falta de investimentos, como todos os banheiros quebrados, etc.

Este quadro aterrador só não se vê na parte do corredor onde está instalada a Diretoria.

Pois bem…durante o processo eleitoral, prevendo uma grande derrota no hospital, o candidato Anisio Brasileiro resolveu prometer mundos e fundos, como a eleição direta para Diretor e também ser contra a MP que passa para a EBSERH a gestão do HC. Aliás, aproveito para cobrar a promessa de escolha direta do Diretor, prometida em campanha eleitoral. (veja a prova aqui)

Mas o desespero não foi suficiente para ganhar a eleição no HC, o que já era esperado, levando-se em consideração que a gestão de Amaro/Anisio conseguiu transformar o HC no pior ambiente de trabalho entre os hospitais de Pernambuco.

Com uma situação calamitosa vivendo o hospital, e saindo de lá com uma grande derrota eleitoral, era natural que a Reitoria substituísse a Diretoria, tentando oxigenar o ambiente.

Mas não.

Mesmo mudando a Reitoria, resolveram manter uma incompetente diretoria, que dispensa apresentações.

Aliás, no Brasil a falta de resultados administrativos não parece ser suficiente para a substituição de gestores. Coloca-se a culpa no sistema como se nada pudesse ser feito.

E com o quadro ficando cada vez mais grave, os servidores do HC resolveram fazer hoje um dia de paralisação, para denunciar o caos em que o hospital se encontra.

Neste momento fico tentando entender o que falta para que o Reitor exonere esta diretoria do HC, a não ser a manutenção por algum tipo de acordo político.

A incompetência e a falta de compromisso parecem ser a bola da vez na UFPE, pois prestígio não lhe falta.

Postar um comentário

Comente esta matéria

Postagem Anterior Próxima Postagem