Deputado Estadual
Através de uma parceria com uma empresa privada, a Prefeitura do Recife vai realizar a drenagem e qualificação de uma nova avenida Beira-Rio. Como já divulgado pela gestão municipal, um trecho entre o bairro da Torre e a ponte da Capunga será construído. Mas, além desse projeto, uma via de 864 metros de extensão será construída entre a ponte da Capunga e o Quartel da Polícia Militar, no Derby. Para esta última etapa, um projeto está em elaboração pela empresa parceira do governo municipal e será divulgado nos próximos 30 dias. O custo desta obra e a responsabilidade da construção ficam a cargo desta empresa parceira, que será beneficiada pela implantação desta nova via.
Na última quarta-feira, foi realizada uma visita no local em que será executada a obra. “O trecho sob a responsabilidade da iniciativa privada deverá ser iniciado primeiro, já que eles não precisam de tantos trâmites legais para começar”, revelou o secretário de Infraestrutura do Recife, Nilton Mota. A expectativa do gestor é de que em um prazo de 120 dias seja dado início. “Existem outras obras que estamos buscando parceiros para a realização, mas ainda não vamos divulgar. Queremos resgatar esse programa de parceria com a iniciativa privada para chamar a aproximação da sociedade civil”, conta.
A nova Beira-Rio será composta de duas pistas de rolamento, para cada sentido de tráfego medindo sete metros, cada. Além da circulação dos veículos, a pista vai compreender 2,5 metros para passeio de pedestres e uma ciclovia de 2,5 metros, que será junto à calçada do lado do rio. A separação entre os veículos e ciclistas será feita por um canteiro. Na avaliação do secretário, a implantação de ciclofaixas, área de caminhada e revitalização do trecho são fatores responsáveis pela garantia da urbanização dos locais que sofrerão intervenção.
A maior parte das vias será construída sobre o terreno consolidado. Porém, devido às construções que já existem na área, será construído um pequeno trecho elevado sobre a água. Na maior parte das estruturas serão utilizados materiais pré-moldados, com o objetivo de reduzir ao máximo o risco de agressões ao meio ambiente.
Sob a responsabilidade da Prefeitura do Recife está a construção do trecho entre o bairro da Torre a ponte da Capunga. Para esta etapa, pouco mais de R$ 57 milhões foram conseguidos por meio do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2), do Governo Federal. O trecho em questão contará com a estruturação viária, construção de um circuito de caminhada e ciclovia, que terão aproximadamente dois quilômetros. O projeto terá como objetivo proporcionar uma alternativa de percurso, desafogando o trânsito na avenida Rui Barbosa