Por Vanessa Araújo
Luxuosos, compactos e cheios de estilo.
Carros com essas características fazem sucesso na Europa e já têm
conquistado adeptos no Brasil. Aqui, eles atendem a um nicho da
sociedade pouco preocupada com o custo-benefício ou economia de
combustível. A lista disponível no mercado inclui modelos como Citroën
DS3, BMW Mini, Smart, Fiat 500 e o recém-lançado Fusca. São também
conhecidos como carros de imagem. Quem procura esses automóveis querem
mais do que um veículo para atender às necessidades. Querem vivenciar
experiências de luxo.
Os carrinhos são, na maioria das vezes, o
segundo veículo da família. Outro público significativo que procura
esses modelos é o de solteiros entre 25 e 40 anos de alto poder
aquisitivo. Diferente do segmento de carros populares, que vende em
quantidade, os automóveis de nicho apelam para a quase exclusividade e
bom desempenho.
O Smart 1.0 turbo, por exemplo, é um
carro conceito voltado mais para a praticidade dos centros urbanos. Seu
tamanho de 2,6 metros de comprimento e 1,5 metro de largura é um grande
aliado na hora de conseguir uma vaga para estacionar. “O cliente quer se
sentir exclusivo por ter um carro diferenciado. Essas pessoas já
conhecem o produto e chegam à loja mais para conhecer detalhes entre os
opcionais disponíveis e decidir cor e configuração”, conta Saulo Victor,
gerente-geral da concessionária Rodobens, revenda autorizada da Smart
no Recife. A versão do Smart mais vendida é a de entrada, que custa R$
52.500. Ar-condicionado, airbags, freios ABS e vidros e travas elétricas
são itens básicos.