Urgente: Bombeiros e prefeitura lacram as seis maiores casas de show de Maceió

Fiscalização flagrou diversas irregularidades nas boates da capital

Uma vistoria do Corpo de Bombeiros e prefeitura fechou temporariamente as seis maiores casas de show de Maceió na manhã desta quinta-feira (31). Orákulo, Loop, Musique, Vox Room, Maikai e Armazém Uzina passarão o final de semana de portas fechadas e terão 30 dias para fazer as adequações quanto ao cumprimento das normas de segurança contra incêndios. No início da tarde, uma sétima casa de show, o Kfofo, também foi interditada.

A operação  “Noite Segura”, como foi batizada, contou ainda com técnicos da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) e hoje visitou nove estabelecimentos. Destes, apenas a boate Le Hotel, onde não foi possível fazer a vistoria por se encontrar fechada, não foi interditada. Já o Parque da Pecuária foi notificado e também está impedido de realizar shows.

A fiscalização continuará até que sejam visitadas todas as boates do estado.

A primeira casa a ser visitada foi o Orákulo, que fica no Jaraguá. O local foi interditado por falhas na sinalização de emergência e por ter iniciado uma obra sem comunicar ao Corpo de Bombeiros.

A gerente da casa, Carmen Wanderley, disse que as irregularidades já haviam sido constatadas na segunda-feira (28) e que a boate vai tentar atender as exigências o mais rápido possível para voltar a funcionar no final de semana do Carnaval. A corporação deu 30 dias para a adequação.

O Armazém Uzina, outra casa de show do Jaraguá, também foi interditado. Segundo o coordenador de fiscalização da Superintendência Municipal de Controle e Convívio Urbano (SMCCU), Jamerson Oliveira, o local não tinha sequer autorização do Corpo de Bombeiros para funcionar.

A casa de shows Vox Room foi fechada temporariamente porque não tem certificado de funcionamento da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) e do Corpo de Bombeiros.

Os fiscais também estiveram na casa de show Maikai e interditaram o local porque não possui certificado do Corpo de Bombeiros. O empresário José Brandão, um dos sócios da boate, disse que ficou surpreso com o fechamento porque já havia procurado os Bombeiros e recebeu um prazo para fazer as adequações, que terminaria amanhã.

Na boate Loop, no bairro Stella Maris, onde ficam as principais casas de eventos de Maceió, os fiscais nem conseguiram entrar no local para fazer a vistoria. Foram barrados por um funcionário, que disse não ter autorização para deixá-los entrar. O estabelecimento foi interditado assim mesmo.

A recém-inaugurada Musique também não escapou da fiscalização e foi interditada.

Além de boates e casas de shows, a equipe de fiscalização visitou o Parque da Pecuária, onde acontece grandes eventos. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o espaço foi notificado e também não pode promover shows.

Após vistoriar as casas de shows, município e Corpo de Bombeiros também vão verificar o cumprimento das normas de segurança em outros locais de grande aglomeração de pessoas, como igrejas.

Entenda a interdição em massa

A onda de interdições nas boates e casas de shows de Maceió acontece após a repercussão da tragédia em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, onde 235 pessoas morreram em um incêndio. No dia seguinte ao acidente, o Corpo de Bombeiros Militar veio a público revelar que nenhum estabelecimento em Alagoas possuía o certificado emitido pela corporação que garante a segurança dos frequentadores em casos de incêndio.

Do TNH1

Postar um comentário

Comente esta matéria

Postagem Anterior Próxima Postagem