Partido dos Trabalhadores contaria com a simpatia do eleitor do Recife

Por JamildoMelo

Embora João da Costa continue com dificuldades para fazer decolar sua popularidade, o recifense mantém seu aval à permanência do PT no comando da Prefeitura. De acordo com a pesquisa JC/IPMN, 53% dos entrevistados, independente de qual candidato for indicado, o PT merece ficar na PCR. Outros 37% discordam e defendem a transferência do comando para outro partido. 11% não responderam à questão.

A pesquisa também aferiu qual político, hoje, melhor representa a oposição a João da Costa. O nome preferido, com 18,7% das menções, foi o do deputado federal Mendonça Filho, pré-candidato do DEM à Prefeitura. Ele tomou o título das mãos do ex-prefeito João Paulo, que no levantamento realizado em março – mesmo sendo do mesmo partido do prefeito – era visto por 16,7% dos eleitores da capital como seu principal adversário. Naquela amostragem, Mendonça aparecia em segundo, com 14,8%. Dessa vez, o ex-prefeito sequer foi mencionado, e a segunda colocação ficou com Humberto Costa, com 8,9%. Deve ser ressaltado que 44,5% dos entrevistados não souberam ou não quiseram citar qualquer nome.

João Paulo, porém, manteve na pesquisa atual um título que já lhe havia sido conferido em levantamentos anteriores: o de melhor prefeito que o Recife já teve. Em março, ele aparecia com 52,4% das preferências do eleitorado da capital. Agora em junho o índice caiu, mas o petista permanece em primeiro lugar absoluto, com 48,1% das preferências, tendo Jarbas Vasconcelos (PMDB) em segundo lugar, com 18,5%.

Postar um comentário

Comente esta matéria

Postagem Anterior Próxima Postagem