Virou zona: Ônibus de turismo têm vagas exclusivas desrespeitadas


4d26446159e046ca7ad98cef5b4b8722.jpg
Por Angélica Souza


No Aeroporto Internacional dos Guararapes e em vários pontos da cidade, as placas de exclusividade para veículos de agências de turismo não têm sido respeitadas. Apesar de haver uma organização no aeroporto e todos os ônibus tenham estacionamento exclusivo, na área de desembarque, "os motoristas encontram dificuldade, devido ao número de vans particulares em busca de passageiros aleatórios, que estacionam na via, impedindo que os transportes parem para embarcar seus passageiros", afirma o coordenador de transportes da Martur Viagens e Turismo, Edvaldo Ferreira.


Os problemas não param por aí. Os principais hotéis do bairro de Boa Viagem, na zona Sul do Recife, dispõem de vagas exclusivas para veículos de turismo, entretanto, as placas estão mal conservadas, enferrujadas e dificilmente são respeitadas. Carros particulares e táxis ocupam o espaço reservado, obrigando os motoristas dos ônibus de viagens a parar em fila dupla, na Avenida Boa Viagem. Além de atrapalhar a fluidez do trânsito, os veículos de grande porte colocam em risco a vida dos passageiros que precisam, na maioria das vezes, desembarcar no meio da pista, gerando retenções no trânsito e uma impressão negativa sobre a mobilidade da cidade.

Os hotéis localizados na Rua Barão de Souza Leão são os que mais sofrem com a falta de vagas exclusivas para ônibus de turismo. O Mar Hotel, por exemplo, recebe constantemente seminários, congressos e feiras, tendo como principal característica o turismo corporativo, porém não dispõe de vagas para veículos de grande porte, assim com o Hotel Des Arts, seu vizinho. Na Rua dos Navegantes, os hotéis Fator e Canarius embora tenham vagas exclusivas, estavam ocupadas por táxis e carros de passeio.


Nem os hotéis da Orla escaparam - Atlante Plaza, Golden Tulip, Jangadeiro, Internacional Lucsim e Recife Praia Hotel - que também dispõem de vagas para veículos de turismo, normalmente têm suas vagas ocupadas por carros particulares e táxis estacionados. Segundo Edvaldo Ferreira, coordenador de transportes da Martur, as vagas estão sempre ocupadas e não há ninguém para fiscalizar. 


CTTU
  - Em resposta aos questionamentos sobre o fato das vagas exclusivas para ônibus de turismo não estarem sendo respeitada, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), por meio de sua assessoria, esclarece que todos os motoristas devem respeitar as regras de trânsito contidas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), sejam condutores de veículos de passeio, motos ou ônibus. A infração para o veículo que estaciona em local não permitido varia de leve a grave, que pode gerar uma multa no valor de R$53,20 a R$127,69, além de três a cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A CTTU orienta ao condutor que só estacione o veículo em local permitido ou dentro do estabelecimento. Caso seja flagrado pelo agente de trânsito, o veículo que esteja cometendo uma infração de trânsito será devidamente notificado pela irregularidade. A assessoria orienta ainda, que caso os motoristas vejam seu direito sendo violado, devem entrar em contato pelo telefone 0800.081.1078 para que uma equipe se dirija ao local.

Fotos: Jc trânsito

Postar um comentário

Comente esta matéria

Postagem Anterior Próxima Postagem