João da Costa convoca a imprensa para anunciar o fico

Por Vinícius Sobreira

Pressionado a desistir da candidatura à Prefeitura do Recife, João da Costa concede coletiva de imprensa na tarde desta quinta-feira (31), às 15h, no Diretório Municipal do PT.

A expectativa é de que o prefeito do Recife reafirme sua candidatura à Prefeitura. Irredutível, João da Costa está sendo muito pressionado pela Executiva Nacional e por líderes políticos locais, que preferem o nome do senador Humberto Costa para assumir o cargo na Prefeitura do Recife.


Na tarde de ontem, o adversário de João nas prévias, Maurício Rands, anunciou sua renúncia em nome de Humberto, jogando mais pressão para joão da Costa também renunciar e encerrar a "luta fraticida" travada dentro do partido.


Mas o grupo de João da Costa não aceita Humberto por verem João como candidato legítimo à reeleição e por Humberto ser desde o início aliado do grupo de Rands (inclusive, ambos pertencem à mesma corrente petista, a CNB). A movimentação também é apoiada pelo ex-padrinho e agora maior desafeto de João da Costa, o deputado federal e ex-prefeito João Paulo.

Os deputados federais João Paulo e Maurício Rands, unidos com o senador e vice-presidente Nacional do PT Humberto Costa, têm muito mais expressão nacionalmente e conseguiram uma decisão da Executiva Nacinoal em seu favor. A Executiva veio ao Recife se posicionar por uma "conciliação", que seria a desistência dos dois candidatos, Rands e João da Costa, em nome de um terceiro nome: Humberto.


O prefeito do Recife, que enfrenta oposição do próprio partido, venceu as prévias do último dia 20 de maio com 51,9% dos votos. Mas o processo foi cancelado pela Executiva Nacional por conta da acusação, por parte da do grupo de Maurício Rands, de que o prefeito só havia vencido a prévia por conta de votos piratas.

Postar um comentário

Comente esta matéria

Postagem Anterior Próxima Postagem