Preso terceiro acusado de participar do assassinato do Guardião do Forte Orange


A polícia prendeu o terceiro homem acusado de participar do assassinato de José Amaro de Souza Filho, que na época do crime, em 2010, tinha 60 anos, conhecido como Guardião do Forte Orange, em Itamaracá, no Grande Recife. O suspeito Waltercio Bezerra da Silva, 35, é apontado como a pessoa que escondeu em sua casa a arma utilizada no homicídio. Ele foi detido no sábado (17), no Morro do Alto da Gaia.

De acordo com o delegado da cidade, Vitor Melo, o revólver calibre 38 apreendido na residência do acusado passou por exame de balística, que confirmou que a arma foi a usada no crime. Após prestar depoimento, o acusado seguiu para o Centro de Triagem (Cotel), em Abreu e Lima. O titular afirmou que, com a prisão de Waltercio, o caso está encerrado.

Em janeiro deste ano, a polícia deteve o homem acusado de mandar matar o guardião do Forte, Paulo Félix de Moura, 50. Numa mata localizada próximo à casa dele, na Lagoa Azul, em Vila Velha, foi encontrada também a ossada de Renato Vieira da Silva, 40, conhecido como Charneca, quem, segundo as investigações, matou José Amaro.

HISTÓRIA DE CINEMA - Após cumprir pena por assassinato, José Amaro recebeu autorização para cuidar do Forte Orange. Em 1980, ele começou a ajudar na recuperação da construção holandesa do século 15 e passou a morar no local. Sua história virou tema do filme Orange de Itamaracá, que repercutiu internacionalmente. Em novembro de 2010, ele foi assassinado a tiros no sítio onde morava, na Estrada da Lagoa Azul.

Do JC
Foto: Eduardo Queiroga

Postar um comentário

Comente esta matéria

Postagem Anterior Próxima Postagem