Hemope convoca doadores para aumentar seu estoque

Por Rodrigo Passos

Na manhã de ontem, o Hemope lançou a campanha de Carnaval para o aumento de doações na sede da fundação, localizada na rua Joaquim Nabuco, no bairro das Graças. O evento que foi aberto ao público, contou com a participação de algumas atrações musicais e apresentação de blocos carnavalescos. “Sem sangue não se brinca” é o mote da campanha deste ano, que vai acontecer até o sábado de Zé Pereira, dia 18 de fevereiro, e pretende aumentar em 30% o número de doações, subindo de 400 para 520 doações.


No evento estava presente o secretário Estadual de Saúde, Antônio Carlos Figueira, que alertou para a grande adesão da sociedade para as campanhas de arrecadação de sangue, o que comprova o compromisso da população com a causa. “Esta ação é de fundamental importância para oferecer tranquilidade nas demandas de grandes festas populares, neste caso, o Carnaval”, revela. Para facilitar as coletas, 160 plantões extras estão programados e a unidade móvel do Hemope estará realizando ronda pelo Grande Recife e algumas cidades do Interior.

Doador de sangue há cinco anos, o vigilante Eleotério Carneiro, 28 anos, doou pela primeira vez porque uma amiga estava precisando e nunca mais parou. “Vim pela primeira vez e me senti bem sabendo que estava ajudando uma amiga. Depois disso, pensei que poderia ajudar pessoas que eu nem mesmo conheço e esse sentimento faz muito bem para o ser humano”, confessa. O vigilante revela que de seis em seis meses faz a doação e já conseguiu com que alguns amigos e familiares se tornassem doadores, aderindo ao compromisso social.

A abertura da campanha contou com a apresentação do bloco lírico O Bonde, o Galo da Madrugada, o Homem da Meia Noite, Boi de Loucos, Grupo de Frevo Acauã, Maracatu Piaba de Ouro, Caboclos de Lança, todos ao som da Banda da Polícia Militar de Pernambuco. O cantor e compositor Getúlio Cavalcanti foi autor do Folia do Doador, hino do Hemope neste Carnaval.

Durante a campanha, o Hemope funcionará normalmente, inclusive, durante os dias de Momo (exceto no domingo). Os interessados em realizar doação de sangue devem se dirigir de segunda a sábado, das 7h15 às 18h30. Os doadores não podem estar com hepatite, não podem ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, ter mais de 50 quilos e ter entre 16 e 68 anos. No caso dos menores de idade, devem estar acompanhado dos responsáveis ou com autorização.

INVESTIMENTOS

Alguns investimentos por parte do Governo do Estado estão previstos para a Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco, o Hemope. Além de adquirir mais três unidades móveis, para a Região Metropolitana do Recife, Sertão e Agreste do Estado, mais três unidades fixas de coleta serão instaladas no Grande Recife. Além disso, os seis grandes hospitais do Estado serão pontos de coleta, atualmente, eles funcionam como agências transfusionais. Os hospitais Barão de Lucena, Agamenon Magalhães, Otávio de Freitas, Hospital da Restauração, Getúlio Vargas e o Regional do Agreste serão as unidades de saúde que terão pontos de coleta oficiais. O primeiro a oferecer este serviço será o HR, e a expectativa é que ainda no primeiro semestre o serviço esteja em funcionamento. “Este é um momento de otimismo visto que o Governo do Estado está ampliando as ações para garantirmos atender as demandas da população. A ideia é aumentar o número de doadores não somente nas campanhas periódicas e sim, durante o decorrer do ano”, conta o presidente do Hemope, Dr. Divaldo Sampaio.

Postar um comentário

Comente esta matéria

Postagem Anterior Próxima Postagem