Por Diego Mendes
A dificuldade de encontrar ajuda na maioria das instituições públicas acaba favorecendo a não resolução de problemas simples. Para evitar esse tipo de situação, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) inaugura hoje mais uma Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem. O objetivo dessa iniciativa é promover conciliações, mediações e arbitragens em litígios relativos a direitos patrimoniais disponíveis, envolvendo pessoas ou entidades da mesma ou de diferentes categorias econômicas e profissionais. Essa nova unidade judicial começa a funcionar, a partir das 17h desta segunda-feira, na Faculdade Integrada de Pernambuco (Facipe), na avenida Lins Petit, 89, no bairro da Boa Vista, Recife.
Com essa unidade da Facipe, a população pernambucana passará a contar com 16 centrais distribuídas em várias regiões do Estado. As duas últimas câmaras foram inauguradas na Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão de São Francisco (Facesf), em Belém do São Francisco, e na Faculdade de Integração do Sertão (FIS), em Serra Talhada, nos dias 15 e 16 deste mês. Na inauguração de hoje, estarão presentes o presidente do Poder Judiciário de Pernambuco, desembargador José Fernandes de Lemos, e o coordenador das Centrais de Conciliação, desembargador Leopoldo Raposo.
AMPLIAÇÃO
De acordo com a divulgação feita pelo TJPE, em sua página na Internet, na próxima quarta-feira, às 18h, será inaugurada a 17ª central. Essa irá funcionar na Faculdade Escritor Osman da Costa Lins (Facol), na cidade de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata Sul do Estado. As unidades de conciliação são mantidas por instituições de ensino superior através de parcerias com o Judiciário estadual. As faculdades também se comprometem a implantar e manter estruturas físicas e de pessoal suficiente ao cumprimento das atividades desenvolvidas nessas unidades.