Um ônibus foi sequestrado e cerca de 20 passageiros foram feitos reféns durante cerca de uma hora na noite desta terça-feira (9), na avenida Presidente Vargas, no centro do Rio de Janeiro. O veículo da linha 427C, que pertence à empresa Viação Jurema, fazia o trajeto Praça 15-Duque de Caxias quando foi invadido por um grupo armado. O comandante-geral da PM, Mário Sérgio Duarte, afirmou por volta das 21h30 que a ação de resgate estava finalizada e que dois criminosos tinham sido presos.
Sequestro trava trânsito no centro do Rio
Ao menos cinco pessoas ficaram feridas. Quatro foram levadas ao hospital Souza Aguiar: uma mulher que levou um tiro no tórax está sendo operada e sua situação é grave; outra vítima do sexo feminino foi atingida nos glúteos e passa bem; um homem foi baleado no pescoço e passa por avaliação; e o estado de saúde da quarta vítima ainda está sendo avaliado.
A quinta vítima é um policial militar que possivelmente tentou invadir o ônibus para reprimir a ação dos assaltantes. Ele teria sido levado para o hospital da corporação, no Estácio, de acordo com Duarte.
Os homens detidos foram levados para a 6ª Delegacia de Polícia (Cidade Nova), assim como os passageiros que não necessitaram de atendimento médico. A polícia pretende colher todos os depoimentos antes de confirmar os números do caso, o que só deve ocorrer nesta quarta-feira (10). Segundo Duarte, três armas foram apreendidas.
LOCAL ONDE O ÔNIBUS FOI INTERCEPTADO
O ônibus tem vidros escuros, o que dificultou a visualização do total de pessoas em seu interior. Durante as negociações, dois criminosos foram retirados do veículo e cerca de dez passageiros foram liberados.
Um terceiro bandido conseguiu fugir do local a pé após utilizar um refém como escudo humano, informação também fornecida pelo comandante-geral da PM, mas ainda não confirmada oficialmente.
A ação criminosa teve início pouco antes das 21h, quando os criminosos anunciaram o assalto nas proximidades da Universidade Estácio de Sá, na avenida Presidente Vargas. Dois policiais do 4º BPM (São Cristóvão) estavam perto do local e perseguiram o veículo até uma área próxima ao Trevo das Forças Armadas.
Os criminosos conseguiram furar dois bloqueios até que o ônibus --conduzido por um dos criminosos-- se chocou com uma viatura policial.
Nesse momento, o policial que supostamente tentou invadir o veículo disparou contra os pneus, impedindo qualquer tentativa de fuga. Os criminosos também atiraram em direção aos PMs.
Técnicos da Polícia Civil ainda estão no local coordenando o trabalho pericial. As negociações foram comandadas pelo Batalhão de Operações Especiais (Bope).
A via no sentido Praça da Bandeira foi interditada por agentes da prefeitura, o que causou um enorme congestionamento na região central da capital fluminense. O trânsito foi parcialmente liberado, mas ainda há engarrafamento.
Do UOL