Por telefone, Bombeiro salva vida de bebê que teve parada cardiorrespiratória

Do Folha Digital

O Sargento do Corpo de Bombeiros, Everaldo Francisco de Sales, na corporação há 29 anos, teve seu dia de herói na última segunda-feira (25). Por telefone, ele ajudou a salvar a vida de um bebê, chamado Henrique, de apenas um mês de vida.

Do Sítio Casa Nova, na zona rural do município de Gravatá, os familiares ligaram, desesperados, para 193, número do Centro Integrado de Operações de Defesa Social (CIODS), da Secretaria de Defesa Social (SDS), para tentar salvá-lo. (Ouça o áudio da ligação aqui)

“Quando atendi o telefonema, o senhor Geovani me disse que a criança tinha morrido, porque estava roxo e rígido”, informou o Sargento. Ao questionar o familiar, ele descobriu que a criança tinha se engasgado enquanto amamentava e tido uma parada cardiorrespiratória.

“Orientei que ele colocasse o braço esquerdo entre a perna do menino e o deita-se de bruços na palma da sua mão. Com a mão direita pressionasse, com os três dedos, as cotas do bebê. Só depois da terceira tentativa foi quem ouvimos o choro do menino”, detalhou.

Neste momento todos ficaram bastante emocionados, inclusive o Sargento. “Fiquei muito emocionado quando escutei o choro da criança, enchi os olhos de lágrimas. Não é todo o dia que a gente passa por uma situação dessa”, contou. Mas, por trás da segurança que passava, o Sargento confessa que tinha um pouco de nervosismo. “Fiquei nervoso, mas não podia demonstrar”.

Pai de três filhos, o Sargento disse que a primeira coisa que fez foi contar aos filhos e a esposa. “Eles ficaram orgulhosos de mim. Pedi muito a Deus e pude mesmo ajudar”. Sobre a criança, tentamos entrar em contato mas não obtivemos sucesso. Mas o Sargento teve uma surpresa na tarde de hoje (26). “A mãe do bebê me ligou, agradeceu, me chamando de herói, e disse que estava tudo bem com ele”, contou animado.



Postar um comentário

Comente esta matéria

Postagem Anterior Próxima Postagem