Queda de árvores vira rotina no Recife

Do DP

Bastaram algumas pancadas de chuva ontem pela manhã no Recife para haver novos problemas com árvores. Na Rua Quarenta e Oito, no bairro do Espinheiro, um grande galho despencou e causou prejuízos aos moradores do edifício Morada do Espinheiro. O imóvel teve os portões de acesso à garagem destruídos. Na Rua Demócrito de Souza Filho, no Benfica, a árvore caiu por inteiro, o que provocou a interdição da via. Nos últimos cinco dias, essas não foram as únicas ocorrências do tipo. Na quarta-feira passada, uma gameleira de grande porte que estava em um terreno particular despencou sobre três residências na Avenida 17 de Agosto, em Casa Forte. Um idoso que sofre de Mal de Parkinson ficou preso na própria casa.

Nos dois casos registrados na manhã de ontem, a responsabilidade de manutenção é da Prefeitura do Recife. ´Já solicitamos várias vezes à prefeitura que remova o oitizeiro da frente do prédio, mas eles vêm aqui, podam e dizem que não oferece risco`, queixou-se o síndico do Morada do Espinheiro, Jairo Cruz. Ele calcula que o prejuízo com os danos no portão e a contratação de seguranças para o prédio, que agora está desprotegido, deve chegar a R$ 10 mil. ´Vamos acionar a Justiça contra a prefeitura. A árvore está oca, cheia de cupins. Há 15 dias a prefeitura esteve aqui, fez uma poda e agora isso acontece`, acrescentou. O porteiro Jonas Braga disse que viu quando o galho caiu. ´Por pouco um pedestre que passava na calçada não foi atingido`.

Acaso

Se a queda da árvores na Demócrito de Souza Filho tivesse acontecido em um dia de semana, o transtorno teria sido bem pior. Isso porque a rua dá acesso a uma faculdade particular e é muito movimentada de segunda a sexta-feira. A árvore permaneceu toda a manhã caída, fechando a rua e por muito pouco não atingiu uma camionete da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), que estava estacionada na via. Agentes de trânsito da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) permaneceram no local para orientar motoristas. O Diario tentou falar com a Empresa de Manutenção eLimpeza Urbana (Emlurb) sobre as duas ocorrências, mas até o fechamento desta edição, a assessoria de imprensa não retornou as chamadas.

Postar um comentário

Comente esta matéria

Postagem Anterior Próxima Postagem