Como forma de encerramento do Ciclo Natalino da Prefeitura do Recife (PCR), acontece hoje a tradicional Queima da Lapinha. Sempre no dia 6 de janeiro, que na tradição cristã é o dia em que os três reis magos presenteiam o menino Jesus, após seu nascimento, a manifestação cultural conta com a apresentação de pastoris, Bloco das Flores, Guerreiros do Sol Nascente e do Bloco Lírico Cordas e Retalhos. A festa começa a partir das 17h, no Sítio da Trindade, em Casa Amarela, e no Pátio São Pedro, no bairro de Santo Antônio.
Para muitos, com o encerramento do Ciclo Natalino, acontece a preparação para o Carnaval. “É como se a gente tivesse que fazer um encerramento para dar início a outro momento“, explicou a coordenadora do Ciclo Natalino, Liana Queiroz. A população se concentra nos dois polos para assistir as apresentações culturais e aprender um pouco da história pernambucana. “Queremos manter viva a tradição e valorizar os grupos culturais que representam no período natalino”.
No Pátio do Carmo serão 12 pastoris que se concentram, a partir das 17h. Às 19h, acontece a saída para o pátio que sedia a Igreja de São Pedro dos Clérigos. Logo depois das apresentações dos grupos liderados pelas dianas, começa a apresentação do Bloco das Flores, dando início ao período que antecede o Carnaval. “Teremos também uma orquestra de frevo já para entrar no clima carnavalesco”, revelou Queiroz.
Já para quem for acompanhar a Queima da Lapinha do Sítio da Trindade, poderá seguir para a concentração que acontece na Igreja da Harmonia, às 18h, e depois seguir para o Sítio. Além das apresentações de outros 12 pastoris, acontece a homenagem aos 60 anos do Reisado Imperial e aos 96 anos de seu criador, Mestre Geraldo de Almeida, o artista popular mais velho ainda em atuação na Capital. Os festejos no Sítio da Trindade começam com a participação dos Guerreiros do Sol Nascente. Depois ocorre a Queima da Lapinha e a apresentação dos pastoris; em seguida o Bloco Lírico Cordas e Retalhos encerra a noite com um baile popular.
OLINDA
Em Olinda, a tradicional Queima da Lapinha acontece no Sítio Histórico. A partir das 18h, sairá uma procissão da rua do Sarapião, no Amparo. Durante o cortejo, as crianças que carregam o presépio serão acompanhadas por um pastoril. Durante a queima, o público pode jogar pequenos pedaços de papel com pedidos que, segundo a tradição, são levados para Deus junto com a fumaça da Lapinha.
Também em Olinda, Casa da Rabeca é comemorada a Festa de Reis com atrações culturais gratuitas. A partir das 18h, na rua Curupira, na Cidade Tabajara, a festa conta com apresentação de ciranda, pastoril e cavalo marinho. Entre as atrações da noite está o Boi Matuto de Olinda. Mestres de grupos convidados também entram na apresentação. A Festa de Reis ainda se completa com o Pastoril Tia Nininha Religioso e a Ciranda Nordestina de Olinda.
Saiba mais