Festa de réveillon vetada na Praça de Casa Forte

Do Jornal do Commercio

Após oito anos, a tradicional festa de réveillon na Praça de Casa Forte, localizada no bairro de mesmo nome, na Zona Norte do Recife, não vai mais acontecer. Pelo menos não na área projetada pelo paisagista Burle Marx, em 1934. No começo do ano, um parecer técnico da Diretoria de Controle Urbano (Dircon), em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Cultural (Iphan), Secretaria do Meio Ambiente, entre outros órgãos, mudou as regras para realização de eventos no local, que está em processo de tombamento.

A festa de Réveillon dos moradores do bairro e das áreas vizinhas vai acontecer no Buffet Porto Fino, no bairro de Santana, também na Zona Norte do Recife. Para o professor Alexandre Costa, que faz parte do grupo de moradores que organizava a festa, a decisão foi prudente. “É melhor ter uma definição das áreas que podem ser utilizadas para preservar a praça.” Apesar disso, ele lamentou a mudança de lugar. “A festa naquele local era onde nós resgatávamos a típica festa de rua.”

Mesmo com a mudança, o clima de solidariedade e o caráter social da festa continuam. “Parte da verba arrecadada na venda dos ingressos é destinada à Igreja Matriz, que administra a creche Menino Jesus, responsável por assistir crianças de 0 a 6 anos”, disse Costa. Os ingressos estão a venda na loja Jolie-B, no Plaza Shopping Casa Forte.

De acordo com a diretora de controle urbano da Dircon, Maria José De Biase, a festa de Réveillon pode voltar a acontecer no próximo ano, contanto que sejam feitas algumas adaptações. “Está proibido realizar qualquer tipo de evento na área de jardim e a cobrança por particulares para usufruir do espaço.”

Postar um comentário

Comente esta matéria

Postagem Anterior Próxima Postagem