Por Seabra Neto
Postagem Gabriel Diniz
O Ministério Público de Pernambuco lança hoje, 25 de outubro, uma campanha educacional em prol do consumo responsável entre jovens e crianças. Para atrair seu público alvo, o MMPE lançou mão de uma ferramenta que domina essa faixa etária, os games eletrônicos e as redes sociais.
O game e a cartilha, que podem ser acessados pela internet e compartilhados através de redes sociais como Orkut e Facebook, foram desenvolvidos especialmente para a campanha do MPPE, com o objetivo de ensinar as crianças e os jovens a efetuarem suas compras com responsabilidade, evitando o supérfluo, bem como contrair dívidas que não possam ser pagas.
O MMPE se baseou em dois dados importantes de uma pesquisa para lançar a campanha: a primeira aponta que crianças e adolescentes influenciam 82% das decisões de compra das famílias brasileiras; e a segunda é, que cada vez mais cresce o número de jovens com menos de 18 anos que possuem cartão de crédito e começam, muito cedo, a se endividar.
A cartilha traz, como exemplos práticos, dicas sobre publicidade enganosa, compras pela internet, prazo de garantia, dentre outros, além de discutir as diferenças entre consumo e consumismo. Além do meio digital, foram produzidos 20 mil exemplares da cartilha em papel, assim como 1.000 banners e 20 mil marcadores de livro com os personagens da campanha.
Postagem Gabriel Diniz
O Ministério Público de Pernambuco lança hoje, 25 de outubro, uma campanha educacional em prol do consumo responsável entre jovens e crianças. Para atrair seu público alvo, o MMPE lançou mão de uma ferramenta que domina essa faixa etária, os games eletrônicos e as redes sociais.
O game e a cartilha, que podem ser acessados pela internet e compartilhados através de redes sociais como Orkut e Facebook, foram desenvolvidos especialmente para a campanha do MPPE, com o objetivo de ensinar as crianças e os jovens a efetuarem suas compras com responsabilidade, evitando o supérfluo, bem como contrair dívidas que não possam ser pagas.
O MMPE se baseou em dois dados importantes de uma pesquisa para lançar a campanha: a primeira aponta que crianças e adolescentes influenciam 82% das decisões de compra das famílias brasileiras; e a segunda é, que cada vez mais cresce o número de jovens com menos de 18 anos que possuem cartão de crédito e começam, muito cedo, a se endividar.
A cartilha traz, como exemplos práticos, dicas sobre publicidade enganosa, compras pela internet, prazo de garantia, dentre outros, além de discutir as diferenças entre consumo e consumismo. Além do meio digital, foram produzidos 20 mil exemplares da cartilha em papel, assim como 1.000 banners e 20 mil marcadores de livro com os personagens da campanha.