Tiroteio gera pâ­ni­co no Recife

Por Leopoldo Monteiro

Assaltos, tiros e medo mar­ca­ram a manhã de ontem dos bair­ros de Santo Amaro e Boa Vista, no Recife. Durante duas in­ves­ti­das cri­mi­no­sas, dois ban­di­dos que usa­vam uma mo­to­ci­cle­ta ati­ra­ram con­tra as ví­ti­mas. Em um dos rou­bos, um po­li­cial mi­li­tar que pas­sa­va no local, rea­giu e tro­cou tiros com os la­drões. Pelo menos um ban­di­do saiu fe­ri­do, mas a dupla con­se­guiu fugir. As ví­ti­mas foram dois mo­to­ris­tas, um da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos do Estado, abor­da­do em Santo Amaro, e um do Instituto Materno Infantil Professor Fernando Figueira (Imip), as­sal­ta­do mi­nu­tos de­pois, na Boa Vista. Ambos trans­por­ta­vam ma­lo­tes de vale trans­por­te nos au­to­mó­veis que con­du­ziam e foram abor­da­dos. Os dois as­sal­tos acon­te­ce­ram em menos de 20 mi­nu­tos.

A pri­mei­ra ação feita pelos dois ban­di­dos - que es­ta­vam em uma mo­to­ci­cle­ta Twister, de cor prata - acon­te­ceu por volta das 11h, em fren­te ao pré­dio da Secretaria Executiva de Direitos Humanos do Es­tado, na ave­ni­da Cruz Cabugá, em Santo Amaro. O mo­to­ris­ta da re­par­ti­ção pú­bli­ca, de 54 anos, en­tra­va no pré­dio em um carro mo­de­lo Celta quan­do foi abor­da­do. Três pes­soas es­ta­vam den­tro do veí­cu­lo. Um dos la­drões bateu com o re­vól­ver no vidro la­te­ral do carro e anun­ciou o as­sal­to. Assustado, o con­du­tor, que pre­fe­riu não ser iden­ti­fi­ca­do, ar­ran­cou com o Celta e en­trou no imó­vel. Um dos ban­di­dos ati­rou atin­gin­do o vidro tra­sei­ro do carro, que trans­por­ta­va um ma­lo­te de vale trans­por­te. A bala che­gou a pegar em um dos en­cos­tos de ca­be­ça do carro, mas não atin­giu nin­guém.

“Atiraram para matar. Fica­ram com raiva por­que não en­tre­ga­mos os vales. Feliz­men­te, nos abai­xa­mos e es­ca­pa­mos ile­sos”, con­tou o con­du­tor do Celta. Os ho­mens que es­ta­vam na mo­to­ci­cle­ta fu­gi­ram em alta ve­lo­ci­da­de pela ave­ni­da. Quinze mi­nu­tos de­pois, de acor­do com a po­lí­cia, os mes­mos cri­mi­no­sos es­pe­ra­ram um carro mo­de­lo Gol, que per­ten­ce ao Imip sair com outro ma­lo­te de vale trans­por­te de um dos pré­dios do Grande Recife Consórcio de Transporte, na ave­ni­da Agamenon Magalhães, na Boa Vista.

Os cri­mi­no­sos es­pe­ra­ram o con­du­tor parar o carro no se­má­fo­ro do cru­za­men­to do Parque Amorim com a ave­ni­da Agamenon Magalhães para rea­li­za­rem a abor­da­gem. “Eles ba­te­ram com a arma no vidro. Um deles des­ceu da moto, abriu a porta do carro e pegou o ma­lo­te com cinco mil vales trans­por­tes”, re­la­tou a ví­ti­ma, um mo­to­ris­ta de 29 anos que pre­fe­riu não ser iden­ti­fi­ca­do.

O sar­gen­to do Batalhão de Choque (BPChoque), Orlando Nascimento, que tam­bém es­ta­va pa­ra­do no sinal em uma mo­to­ci­cle­ta, per­ce­beu o as­sal­to. Ele disse que, quan­do os cri­mi­no­sos o viram far­da­do, co­me­ça­ram a ati­rar em sua di­re­ção. “Não tive es­co­lha. O jeito foi tam­bém ati­rar. Creio que acer­tei os dois ban­di­dos, um deles nas cos­tas, mas eles con­se­gui­ram fugir com os vales. Foi tudo muito rá­pi­do”, con­tou o PM. Os dois casos foram re­gis­tra­dos no plan­tão da Delegacia de Santo Amaro.

Postada por Gabriel Diniz

Postar um comentário

Comente esta matéria

Postagem Anterior Próxima Postagem