
Por João Valadares
Do Jornal do Commercio
Uma Quadrilha especializada em furto de joias, euros e dólares de prédios de luxo voltou a atuar no Recife. No sábado à tarde, o apartamento do desembargador e ex-presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Jones Figueiredo, no Edifício Viana do Castelo, no cruzamento da Ernesto de Paula Santos com a Rua dos Navegantes, no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul, foi invadido sem ninguém perceber.
Imagens do circuito interno de segurança mostram duas mulheres e um homem de cabelo comprido entrando no prédio normalmente. O desembargador só notou o furto no domingo à noite após retornar de viagem. Os ladrões levaram apenas joias. Uma hora antes, os mesmos criminosos furtaram, da mesma maneira, relógios valiosos do apartamento do dono da Nagem Informática, Valmir Nagem, no prédio Tereza Novaes, na Avenida Boa Viagem.
São fortes os indícios de que o grupo é o mesmo que roubou R$ 6 milhões em joias, euros e dólares, em 2004, de 24 apartamentos em 16 edifícios de luxo do Grande Recife. Apenas três integrantes da quadrilha, após um ano e meio de atuação na cidade, foram capturados em São Paulo por agentes da Polícia Civil de Pernambuco. Informações extra-oficiais apontam que nove criminosos participavam do esquema.
Na manhã desta segunda, peritos do Instituto de Criminalística (IC) periciaram o apartamento do desembargador. Policiais civis e militares, à disposição da assistência militar do Tribunal de Justiça de Pernambuco, também estiveram no imóvel. Não há nenhum sinal de arrombamento nas portas. A quadrilha entrou no apartamento utilizando, provavelmente, uma chave-mestra.
Ninguém no prédio quis falar sobre o assunto. No ano passado, um morador do prédio teve o apartamento invadido. Os ladrões levaram dólares. No Tereza Novaes, os porteiros informaram que o síndico não iria se pronunciar.
O diretor de Operações da Polícia Civil, Oswaldo Moraes, comunicou apenas que o delegado de Boa Viagem, João Gustavo Godoy, será o responsável pela investigação. O delegado declarou que não poderia repassar nenhuma informação para não atrapalhar o trabalho investigativo. Desde o domingo à noite, é intensa a movimentação de policiais no prédio do desembargador.
IMAGENS - As imagens da Polícia Civil comprovam que as duas mulheres, uma loura e outra de cabelo preto, e um homem são as mesmas pessoas que entraram no Tereza Novaes e no Viana do Castelo.
Uma fonte ligada à Secretaria de Defesa Social (SDS) mostrou as imagens gravadas pelas câmeras do circuito interno ao JC. No edifício do desembargador, minutos após um vigilante deixar o prédio, o trio abre a porta de vidro sem nenhum problema. Em seguida, a outra porta é liberada e eles sobem normalmente. Eram 15h42. Quase duas horas depois, já escurecendo, os três deixam o edifício.
A mulher de cabelo preto usa uma bolsa, onde provavelmente as joias furtadas da casa de Jones Figueiredo foram escondidas. Por volta de 13h30, a quadrilha havia furtado o apartamento do prédio Tereza Novaes. A qualidade das imagens também é muito boa.
Na tarde desta segunda, o desembargador informou que não poderia falar porque estava numa sessão do TJPE. O dono da Nagem esteve, durante a manhã, na Delegacia de Boa Viagem.
Na noite desta segunda, Jones Figueiredo, a mulher dele e uma filha prestaram depoimento na Delegacia de Boa Viagem.
Postada por Gabriel Diniz