Espanha manda Portugal pra casa


(JC) - A seleção da Espanha levou a melhor no confronto ibérico e eliminou Portugal da Copa do Mundo, nesta terça-feira, ao vencer por 1 a 0, no estádio Green Point, na Cidade do Cabo. Favoritos ao título, os espanhóis terão pela frente o Paraguai nas quartas de final.

A vitória, apertada, foi conquistada com gol de David Villa, no segundo tempo. O atacante ofuscou o rival Cristiano Ronaldo e alcançou a artilharia do Mundial, com os mesmos quatro gols de Higuáin e Vittek. Do lado português, o goleiro Eduardo foi o grande destaque. Com grandes defesas, ele evitou um placar mais largo para o adversário.

A Espanha enfrentará o Paraguai no próximo sábado, às 15h30, no estádio Ellis Park, em Johannesburgo. Os paraguaios avançaram ao eliminar o Japão nos pênaltis, depois de um empate sem gols no tempo normal e na prorrogação.

O JOGO - Espanha e Portugal mostraram no início do jogo as mesmas estratégias das partidas anteriores. Carlos Queiroz manteve seu time retrancado, apostando nos contra-ataques, enquanto os espanhóis apresentaram uma postura ofensiva, valorizando o toque de bola.

O comportamento das duas equipes ficou evidente pelos números da posse de bola. A Espanha chegou a registrar 75% antes dos 20 minutos do primeiro tempo. Até então, o time do técnico Vicente Del Bosque acuou o rival na defesa e praticamente jogou sozinho, cercando a área com rápidas trocas de bola.

As primeiras chances de gol não demoraram para surgir. Logo no primeiro minuto, Torres bateu forte do bico da área e exigiu a primeira defesa de Eduardo. Villa arriscou da mesma posição na sequência e o goleiro português evitou o gol mais uma vez.

Ainda sem brilhar nesta Copa, Torres mostrava aos poucos que está recuperando seu ritmo de jogo. E, aos 4 minutos, gerou novo lance perigoso no ataque. Ele dominou dentro da área e foi derrubado pelo marcador. O árbitro, porém, não assinalou o pênalti. Aos 11, ele recebeu passe dentro da área, após escanteio, e bateu rente ao travessão.

Mas as boas chances de gol pararam por aí. Neutralizado pela defesa portuguesa, o ataque da Espanha passou a ter problemas para finalizar as jogadas. Iniesta e Xavi, pouco inspirados, não conseguiam fazer a ligação do meio-campo com os homens de frente. Assim, o controle de bola e a boa troca de passes não resultava em jogadas mais agudas. Villa tinha que recuar até o campo defensivo para iniciar os lances.

Portugal só conseguiu entrar no jogo a partir dos 20 minutos. Na base de contragolpe, o time de Carlos Queiroz chegou com perigo pela primeira vez em um forte chute de Tiago. Casillas teve dificuldade para fazer a defesa e, no rebote, Almeida dividiu na pequena área com o goleiro, que espalmou para fora.

Enquanto a Espanha tocava a bola perto da área sem objetividade, Portugal levava maior perigo em lances mais eficientes. Aos 27, Cristiano Ronaldo cobrou falta de longe e quase venceu o goleiro espanhol, que cedeu novo rebote dentro da área. Na sequência, o ataque português não conseguiu aproveitar a oportunidade. Aos 38, Meirelles escapou pela direita e levantou na área. Almeida raspou na bola, de cabeça, e desperdiçou outra boa chance.

Nos minutos finais do primeiro tempo, Almeida quase surpreendeu a defesa rival ao receber lançamento em profundidade, sem qualquer marcação. Casillas se antecipou e desviou a bola para a lateral. Em seguida, Tiago surgiu dentro da área e cabeceou à direita do gol.

Na volta do intervalo, a Espanha se manteve no controle do jogo, mas foi a equipe portuguesa quem criou o primeiro bom lance da etapa. Aos 6 minutos, Almeida foi até a linha de fundo e cruzou na área com perigo, em busca de Cristiano Ronaldo. A bola desviou na defesa e quase encobriu o goleiro Casillas.

Depois do susto, os espanhóis partiram para cima e passaram a ser mais objetivos. Aos 15 minutos, Llorente, que entrara no lugar de Torres, cabeceou na pequena área, após cruzamento de Sergio Ramos, e quase surpreendeu Eduardo, que conseguiu fazer a defesa à queima-roupa. Dois minutos depois, Villa bateu firme da direita e mandou rente à trave esquerda de Eduardo.

Preocupados com o empate no placar, a Espanha fez valer seu domínio para finalmente furar a retranca rival e abrir o placar. Na frente da área, Iniesta deu passe rápido para Xavi, que rolou de calcanhar para Villa. O atacante precisou chutar duas vezes para pegar o rebote de Eduardo e mandar para as redes, aos 17. O espanhol alcançou a artilharia da Copa, ao lado do argentino Higuaín e do eslovaco Vittek, todos com 4 gols. Foi ainda o primeiro gol sofrido por Portugal neste Mundial.

A vantagem no marcador obrigou Portugal a buscar o empate, o que deixou a partida mais aberta. Os espanhóis aproveitaram os espaços e tiveram mais chances de ampliar o placar. Aos 24 minutos, Sergio Ramos avançou pela direita, cortou o marcador na entrada da área e bateu cruzado. O goleiro Eduardo fez a defesa com a ponta dos dedos.

Seis minutos depois, Villa finalizou de fora da área e parou nas mãos do goleiro português, que somou mais uma boa defesa. No final, o atacante deu assistência para Llorente, que mandou à esquerda do gol. Portugal até tentou reagir, mas parou em suas próprias deficiências e na defesa espanhola e acabou derrotado no primeiro confronto entre as duas seleções em uma Copa do Mundo.

Ficha Técnica:

Espanha 1 x 0 Portugal

Espanha - Casillas; Sergio Ramos, Puyol, Piqué, Capdevila; Busquets, Xabi Alonso (Marchena), Xavi e Iniesta; Villa (Pedro) e Fernando Torres (Llorente). Técnico: Vicente Del Bosque.

Portugal - Eduardo; Ricardo Costa, Ricardo Carvalho, Bruno Alves, Fabio Coentrão; Pepe (Pedro Mendes), Raúl Meireles, Tiago; Simão (Liedson), Cristiano Ronaldo e Hugo Almeida (Danny). Técnico: Carlos Queiroz.

Gol - David Villa, aos 17 minutos do segundo tempo.

Cartões amarelos - Xabi Alonso (Espanha); Tiago (Portugal).

Cartão vermelho - Ricardo Costa (Portugal).

Árbitro - Héctor Baldassi (Argentina).

Público - 62.955 espectadores.

Local - Estádio Green Point, na Cidade do Cabo (África do Sul).


Postada por Adriano Oliveira

Postar um comentário

Comente esta matéria

Postagem Anterior Próxima Postagem