COMO É BOM, E IMPORTANTE, COCHILAR


Para muita gente, meia hora de sono depois do almoço é indispensável. Em alguns países, como o México e a Espanha, a siesta (sesta, em português) é sagrada e alguns estabelecimentos comerciais até fecham na hora do almoço. Os especialistas confirmam: tirar uma “soneca” no meio do dia ajuda a melhorar a concentração e a capacidade mental. “De fato, um pequeno período de sono após o almoço recupera funções como a memória, atenção e raciocínio”, explicou o professor de neurologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e especialista em distúrbios do sono, Luiz Ataíde Júnior.

A assistente social Iracilde Souza, 53, é um bom exemplo de como um cochilo no meio do dia pode reciclar as energias e garantir ânimo para uma rotina de trabalho bastante ativa. Ela acorda diariamente por volta das 7h, toma um café da manhã com calma e chega ao trabalho por volta das 9h. “Almoço tarde, geralmente depois das 14h. Todos os dias tenho que tirar um cochilo, nem que seja de dez minutos, se não perco um pouco do rendimento. É um momento para relaxar, renovar as energias”, disse. No meio da tarde, o pique é garantido para encarar a academia de ginástica e, no fim da tarde, mais trabalho extra como consultora, que muitas vezes se estende até a meia-noite. “Há anos tenho esse costume e acredito que ele me ajuda”.

O fisioterapeuta respiratório Tiago Pacheco explicou que durante o período do sono é que o corpo chega à homeostase, uma fase de equilíbrio. É nele, por exemplo, que alguns hormônios atingem nível máximo de produção, como o hormônio do crescimento, por exemplo - não à toa, é tão importante para as crianças. Outra ação importante é a regulação da frequência cardíaca e da pressão arterial. “O sono é importante para todo ser humano. Basta uma noite mal dormida e o cérebro não consegue mais funcionar direito”, colocou.

Ou seja, durante o sono, o cérebro consolida memórias. Por isso, se engana aquele aluno que passa a noite em claro para estudar para um prova que terá que fazer no dia seguinte - fato tão comum, principalmente, para alunos do curso superior. “Quando se vai fazer o teste, o ideal é que você descanse bem no dia anterior, por que durante o período, você terá a consolidação do que você estudou. Se não for possível aproveitar uma noite inteira, tenha ao menos um intervalo curto de um descanso antes de fazer a prova”.

Mas as pessoas devem ter a compreensão que o cochilo depois do almoço não deve ser muito longo. O período deve ser de, no máximo, 40 minutos. “Isso porque o indivíduo não deve ter um ciclo de sono completo, pois isso comprometeria a dormida à noite e o paciente poderá passar a ter insônia”, alerta Ataíde.

Por Júlia Veras

Postar um comentário

Comente esta matéria

Postagem Anterior Próxima Postagem