FECOMERCIO INICIA HOJE NOVA MISSÃO


Mais de 50 empresários embarcam neste sábado para o continente africano, na missão empresarial que a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE) realizará até o dia 22 deste mês. O objetivo é estreitar relações comerciais e prospectar novos mercados. A primeira parada será em Luanda, em Angola, onde a comitiva ficará por cinco dias. Em seguida, a missão segue para Joanesburgo, na África do Sul.
Em Luanda, os empresários paticiparão de dois seminários.

No primeiro “Briefing sobre Angola”, uma das apresentações será da Agência Nacional para o Investimento Privado (Anipe), com orientações sobre como se instalar em Angola, aproveitando as diversas oportunidades que o país oferece. Já o “Seminário sobre Oportunidades de Negócios, Investimentos e Cooperação com o Nordeste do Brasil” vai divulgar a economia da Região e de Pernambuco para o empresariado angolano e realizar uma rodada de negócios. Entre as visitas técnicas, estão o Instituto Nacional de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (Inapem) e a Escola Nacional de Administração (Enad).

Nos últimos anos, Angola vem passando por um processo de reconstrução do país, após 30 anos de guerra, atraindo grandes empresas, principalmente na área de infraestrutura. “O grande desafio é buscar a cooperação técnica para o desenvolvimento do país visitado. Especificamente, no contexto de formação profissional, as oportunidades em Angola são as melhores possíveis para entidades como o Senac e o Sebrae, que possuem metodologias para capacitação nas áreas comerciais e empreendedoras”, afirma o presidente da Fecomércio-PE, Josias Albuquerque.

No dia 15, os brasileiros também vão participar da abertura da feira Constrói Angola, Internacional de Luanda (FIL), da Alimentaria e do Campeonato Africano das Nações (CAN). Em Joanesburgo, além de promover o seminário, também serão realizadas visitas técnicas, como é o caso da Câmara de Indústria e Comércio da cidade.

“Visitando os países, descobrimos grandes oportunidades para empresários e instituições do Nordeste que têm em mente realizar negócios, parcerias e cooperação nesses países”, comenta a coordenadora geral da missão, Margarida Collier.

Para o diretor do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn/ UFPE), Paulo Cunha, a missão facilitará a troca de experiência na área de educação tecnológica. “Estamos otimistas com a viagem à África, em especial a Angola, país de língua portuguesa. A expectativa é de que possamos levar alguns de nossos programas, como o mestrado profissional, até o outro continente”, explica.

Fonte: Folha PE

Postar um comentário

Comente esta matéria

Postagem Anterior Próxima Postagem