31 DE OUTUBRO


UM SÁBADO HORRIPILANTE

Quem faz curso de inglês já pode ver as bruxas e abóboras decorando as salas de aula. É que neste sábado (31) é comemorado o Dia das Bruxas ou Halloween, como é chamado nos EUA. Mas, você sabe como surgiu essa data? Ou o motivo de símbolos como velas, morcegos e gatos pretos? 

Existe uma lenda entre o povo celta que no último dia do verão (31 de outubro) os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, colocava-se nas casas objetos como caveiras, ossos decorados e abóboras enfeitadas.

Por ser uma festa pagã (não cristã), o Halloween - como é chamado nos Estados Unidos - foi condenado pela Igreja Católica durante a Idade Média, pois aqueles que comemoravam a data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição. No Brasil, a festa chegou pela influência da cultura americana. Algumas músicas no País foram feitas em homenagem à data. 

Como é relacionado à morte, o Dia das Bruxas resgata elementos e figuras horripilantes como fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, monstros, gatos pretos e personagens como Drácula e Frankestein. Nos EUA, crianças usam fantasias assustadoras e vão de porta em porta na vizinhança, onde soltam a frase: Doçura ou travessura (trick or treat)?

Veja alguns significados simbólicos do Dia das Bruxas:

Abóbora: Fertilidade e sabedoria;
Vela: Indica os caminhos para os espíritos do outro plano astral;
Vassoura: Efetuar limpeza da eletricidade negativa. Erradamente, pensa-se que ela servia para transportar bruxas;
Aranha: Simboliza o destino e o fio que tecem suas teias, o meio, o suporte para seguir em frente;
Morcego: Clarividência, pois que captam os campos magnéticos pela força da própria energia e sensibilidade;
Sapo: Poder da sabedoria feminina, símbolo lunar e atributo dos mortos e de magia feminina;
Gato preto: Capacidade de meditação e recolhimento espiritual, autoconfiança, independência e liberdade.

Fonte: JC

Postar um comentário

Comente esta matéria

Postagem Anterior Próxima Postagem