SEJA CRIATIVO, FAÇA O RIDÍCULO



Setembro, mês da Criatividade, vejamos o que o dicionário tem a dizer sobre isso:

Criatividade (s. f. )

1. Filol. Função da inteligência humana que torna o homem superior ao que ele mesmo cria.
2. Personalidade criadora insuperável própria do homem.

criativo adj. 1. Que é capaz de criar, de inventar, de imaginar qualquer coisa de novo, de original, que manifesta criatividade: Um espírito criativo.

“Imaginar qualquer coisa de novo, de original”. De novo, parece fácil. E de certa forma é; mas não basta criar algo novo e original, precisamos criar algo novo, original mas também útil, interessante; em suma, algo que preste.

Por exemplo: um blog que constasse apenas de palavrões e nada mais que isso, seria novo e original; mas quem se interessaria por algo assim? Por outro lado, um blog que falasse sobre a etimologia, as origens e regionalismos das palavras obscenas poderia ser bem interessante.

Como você pode ver, criatividade pode ser pegar uma idéia ruim e encontrar um ângulo produtivo ou interessante para ela.

Mas vamos começar pelo começo.

O Processo Criativo

Primeiro que nada, você precisa estar aberto à idéias novas, diferentes e muitas vezes absurdas. Minha metáfora favorita sobre a criatividade está no livro “Mulheres Que Correm Com os Lobos”:

Se quisermos lhe permitir sua liberdade, precisamos deixar que nossa vida ideativa se solte, corra livre, permitindo a vinda de qualquer coisa, a princípio sem censurar nada. Essa é a vida criativa. Ela é composta do paradoxo divino.

Para criar, precisamos estar dispostas a ser rematadas idiotas, a nos sentar num trono em cima de um imbecil, cuspindo rubis pela nossa boca.

Ridículo? Por certo. No entanto, o processo criativo só é possível quando deixamos de nos preocupar com o ridículo, quando permitimos que toda e qualquer idéia surja, sem pré-julgamentos e sem descartar nada nessa primeira fase.

A razão disso é que se você permite que o seu “juiz interior” (aquela vozinha na sua cabeça que diz “Você é uma anta” e “Mas que idéia mais idiota!”) jogue pedras nas suas idéias nem bem elas surgem, o seu lado criativo logo ficará envergonhado e desistirá de conversar com você. Ninguém consegue se expressar por muito tempo, sob uma chuva de críticas.

Exercício Criativo

Claro que não adianta sentar-se (no trono ou em qualquer outro lugar) e dizer “Idéias, venham à mim”. Você precisa de um ponto de partida, uma base sobre a qual as idéias possam surgir.

De modos que, a primeira coisa que você deve fazer é decidir qual será o foco do seu exercício criativo. Assuntos para futuros posts? Um novo foco para o seu blog? Idéias sobre um assunto específico? Etc, etc, etc.

Depois que você definir isso, pegue um papel ou abra um documento novo no PC, e escreva no alto o seu ponto de partida. Abaixo desse título, você vai começar a listar suas idéias.

Que idéias, pergunta você. Partindo do princípio que você mandou o seu juiz interior calar a boca, já fica mais fácil.

Digamos que o que você vai fazer é procurar idéias para futuros posts. Você pode tomar como ponto de partida um assunto – por exemplo, filmes românticos, se você tem um blog sobre séries e filmes – ou um post específico que tenha feito sucesso ou que você considere especialmente útil, interessante ou merecedor de expansão.

Estabeleça um tempo para o seu exercício. O mínimo deveriam ser uns 20 minutos – menos que isso não será suficiente para que você elimine os filtros e as obviedades que estão logo abaixo da superfície da mente.

Pense nesse ponto de partida, e deixe as idéias correrem. Escreva tudo o que lhe vier à cabeça, anote absolutamente todas as idéias que surgirem – sem importar se lhe parecem boas ou não, manjadas, estúpidas, incompletas ou qualquer outra coisa.

As primeiras serão provavelmente pouco originais, mas se você continuar pensando e anotando, logo surgirão coisas mais esdrúxulas e interessantes. O importante é persistir, e procurar pensar de forma lateral – idéias aparentemente não relacionadas ou “nada a ver” com o seu ponto de partida podem ser muito proveitosas.

Exemplo

Só para exemplificar um pouco melhor, vejam a lista que me ocorreu em 5 minutos pensando em “Filmes Românticos”:

Os melhores filmes românticos da história

Os piores filmes românticos da história

O que os filmes românticos nos ensinam sobre o amor

O romance em filmes de ação

Comparação de clichês dos filmes românticos com a vida real

Filmes românticos para impressionar sua namorada

Lições de vida nos filmes românticos

Filmes românticos: machismo x feminismo

Se meu blog fosse um filme romântico, ele seria…

Filmes românticos que os homens adoram – mas jamais confessariam

Quotes inesquecíveis de filmes românticos

Cenas inesquecíveis de filmes românticos


Há idéias ruins, algumas boas, alguns clichês… idéias derivadas de outras, variações sobre o mesmo tema. A idéia é essa: pegar um ponto de partida e viajar a partir dele, em todas as direções (e variações ) possíveis.

Texto: Nospheratt

Postar um comentário

Comente esta matéria

Postagem Anterior Próxima Postagem