Humor perde a graça de Zenito Gonayutch, a Vó Vaglina

Morreu neste domingo (16), no Recife, o humorista Zenito Gutemberg Gonayutch, que dava vida à personagem Vó Vaglina. 

Ele foi encontrado morto, dentro de casa. Ao lado do corpo, uma carta de despedida.

A Personagem

Inspirada numa vizinha de Zenito, a personagem Vó Vaglina surgiu no início da pandemia. O artista, que fazia parte do elenco da websérie “Mainha é um resenha”, no YouTube, resolveu fazer uma homenagem à sua amiga Jô (Zefinha), conhecida na localidade onde ele morava como uma "coroa que adorava 'pegar' os meninos novinhos". 

A Doença

Zenito, que desde criança sofria de esquizofrenia. Há alguns anos, perdeu a esposa e desenvolveu quadro depressivo.

Chegou a passar 90 dias internado, destes, 45, na UTI de um hospital do Recife, sendo, inclusive diagnosticado com morte cerebral. 

O comediante já havia tentado o suicídio outras três vezes, mas foi o humor que o fez "ressurgir das cinzas". Levar alegria às pessoas, era seu maior objetivo.

"Uma fã, que estava passando por um momento de depressão, me pediu ajuda. Fiz uns vídeos e lhe mandei. Um dia, a mãe dela me ligou agradecendo porque não sabia há quanto tempo a filha não sorria. Só sabe o que é depressão, quem realmente já passou por ela.  É preciso ter apoio da família, amigos e de quem puder ajudar", falou Vó Vaglina em entrevista ao canal do também humorista Carlos Milet, no papel da Drag Queen Betty Chuca.

O artista deixou três filhos.

Despedida

O corpo de Zenito será velado à partir das 14h30 na Funerária Morada da Paz, na Av. Cruz Cabugá, 533, próximo à Igreja Universal, no bairro de Santo Amaro, Zona Norte do Recife.

Às 15h30, sairá um cortejo em direção ao Cemitério de Santo Amaro, onde, às 16h, ocorrerá o sepultamento.

Por Gabriel Diniz

Comente esta matéria

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem