Carrilho: objeto cai de obra e quase acerta morador do prédio vizinho

A batalha diária travada por moradores de um condomínio, localizado na Rua Engenheiro Leonardo Arcoverde, na Madalena, Zona Oeste do Recife, para terem seus direitos respeitados pela Construtora Carrilho, ganhou um novo capítulo .

Depois de inúmeras reclamações por perturbação do sossego, até hoje não solucionadas nem pela empresa, nem pelos órgãos responsáveis e deterioração do patrimônio, novos fatos surgiram ao longo da semana passada, que somados às queixas anteriores, engrossam ainda mais o descontentamento dos moradores do local e arredores com a edificação.

Na manhã da terça-feira (20), parte de uma ferramenta de ferro, se desprendeu da base, em um andar elevado, na construção do Edifício Pátio Madalena e caiu dentro do estacionamento de um edifício que fica no terreno ao lado. Um casal de moradores que estava entrando em seu veículo, por pouco não foram atingidos. Um boletim de ocorrência foi feito por eles, na Delegacia do Cordeiro.

Já na tarde da quinta-feira (22), um novo acontecimento. Moradores ao redor da obra foram surpreendidos por uma festa regada à cerveja e música absurdamente alta, em uma das lajes do empreendimento. 

Antes disso, no dia anterior, flagraram um funcionário da empreiteira entrando na obra com um carrinho de mão cheio de packs de cerveja, bebida essa, que regaria o evento.

"Um absurdo, estou com todas as janelas fechadas, não acham pouco o barulho da obra, e quando pensávamos que teríamos sossego, fazem uma festa dessa, por aqui",  reclamou, indignada, uma moradora da localidade.  

Ainda na semana passada, outro pedaço de ferramenta também se soltou e, caiu nas dependências do mesmo prédio vizinho. Desta vez, felizmente, não havia morador por perto.

NORMATIVA DIZ QUE É PRECISO TELA DE PROTEÇÃO

De acordo com a Norma Regulamentadora nº 18 - Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção - da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho -  do Ministério da Economia - todo o perímetro da construção de edifícios precisa ser fechado com tela para atender aos objetivos de contribuir para a proteção do perímetro; Impedir a projeção de ferramentas, detritos e reboco da obra, além de contribuir para a segurança dos trabalhadores, evitando quedas.

"A Construtora Carrilho até colocou esta tela, porém, a mesma foi mal instalada, e em 24 de agosto, ela se desprendeu e caiu sob os fios de alta tensão da rua, ocasionando a falta de energia elétrica na vizinhança por diversas horas. Uma nova tela foi colocada, porém sem estar presa corretamente, o que não adianta de nada. A prova é o que aconteceu semana passada, com um casal de vizinhos", afirma um morador, que não quis se identificar.

DESDE 2018, A OBRA INCOMODA

Não é de hoje que a obra de construção do Edifício Pátio Madalena incomoda os moradores da Rua Engenheiro Leonardo Arcoverde e adjacências, no bairro na Madalena.

Em 2018, o então terreno onde a obra se instalou, estava abandonado, predominando a proliferação de insetos e servindo como esconderijo de marginais e usuários de drogas. Os moradores de residências vizinhas fizeram reclamação à Carrilho, que na ocasião, disse que o local não lhe pertencia. Porém, pouco mais de um ano depois, no mesmo local, a construtora começou a erguer o condomínio e, desde então, os moradores não veem respeito à Lei do Sossego.

O QUE DIZ A LEI

Segundo o Código do Meio Ambiente e do Equilíbrio Ecológico do Recife – Lei 16.243/1996, até as 18h são permitidos a produção de até 70 db; desse horário em diante, até 60db. Quem não cumprir a determinação, está sujeito a recolhimento do equipamento e pagamento de multa, que varia de R$5.000,00 a R$ 50.000,00.

E A CARRILHO?

Não é de hoje que a Construtora Carrilho vem causando problemas, dores de cabeça aos moradores da redondeza da obra do Edifício Pátio Madalena. São inúmeras queixas, algumas dizem respeito aos danos à estrutura física de um dos prédios vizinhos, que em alguns aspectos foram atendidas, porém, no quesito perturbação do sossego e segurança, nada é feito.



Semana passada, a empresa retornou um contato de um desses moradores, que através do Instagram, reclamou do barulho por volta das 21h de uma sexta-feira. 

Nesse retorno, foi informado que o questionamento dele seria enviado ao setor de engenharia para apuração. 

Passados mais de sete dias, nenhum outro contato foi feito.

Relembre o caso

• Obra da Construtora Carrilho continua incomodando moradores da Madalena
• 
Obra da Construtora Carrilho tira o sossego de moradores na Madalena
Construtora Carrilho responde à denúncia
Moradores da Madalena reclamam de terreno da Construtora Carrilho

Comente esta matéria

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem