Uma tentativa de feminicídio ocorreu na noite desta quinta-feira (17) na área externa do bar e restaurante Recanto (antigo Recanto Paraibano) no bairro do Parnamirim, Zona Norte do Recife.
Uma mulher de 21 anos foi baleada na perna após uma calorosa discussão com seu companheiro na frente do estabelecimento, na esquina das ruas Ageu Magalhães e Avenida 17 de Agosto.
COMO FOI
Segundo informações, um homem se aproximou de uma das mesas do restaurante e convidou sua companheira, que se encontrava na companhia de uma irmã e quatro amigos, para conversar fora do ambiente. Após uma calorosa discussão, ele foi até o carro, que estava estacionado na rua ao lado, pegou uma arma e tentou matá-la, efetuando diversos dois disparos em sua direção. Um dos tiros atingiu a vítima numa de suas pernas.
Ela foi socorrida por frequentadores para o Hospital da Restauração, no bairro do Derby, na região central do Recife. Segundo a unidade de saúde, ela passou por cirurgia, tinha estado de saúde considerado estável e se recuperava na enfermaria nesta sexta (18).
Segundo o registro policial, após a discussão com a vítima, o homem teria ido até o próprio veículo e pego uma arma de fogo, efetuando os disparos. "A polícia veio rapidamente porque tinha uma blitz na outra esquina. Foi coisa de um minuto e ele foi imobilizado", disse um frequentador do local que preferiu não se identificar.
O QUE DIZ O RECANTO
Em nota, divulgada em suas redes sociais, o Recanto informou que "Na noite desta última quinta-feira (17), funcionários e clientes presentes no Restaurante Recanto foram surpreendidos por um ato covarde de violência nos arredores do estabelecimento. A vítima frequentava o Restaurante quando um homem, que, segundo informações apuradas pela Polícia Civil, seria o seu companheiro, chegou à área externa do local e a convidou para fora do ambiente, onde, após uma discussão, tentou desferir vários tiros em sua direção, tendo conseguido atingi-la na perna.
O Recanto lamenta profundamente o ocorrido com a cliente, ratificando seu completo repúdio a quaisquer atos de violência. Na ocasião do fato narrado, a primeira reação do público presente foi a proteção e preservação da integridade física de todos. Passado o susto inicial, a equipe do estabelecimento se colocou à disposição para ajudar no que fosse necessário na garantia do pronto socorro à vítima.
O Restaurante informa que nenhum outro cliente ou colaborador foi atingido pelo ato criminoso e aproveita para reforçar seu compromisso no combate à violência contra a mulher e aos intoleráveis crimes de feminicídio que, só em 2021, vitimaram em média quatro mulheres por dia no país, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Em nossa atuação, sempre prezamos pela mensagem da tolerância e do respeito ao próximo e ocorrências como essas só nos alertam sobre nossa responsabilidade de lutarmos cada dia mais por uma sociedade melhor.
Nosso estabelecimento se coloca à disposição das autoridades para colaborar com quaisquer investigações e também em apoio da vítima, nossa cliente, e de sua família. O Restaurante também esclarece que trabalha com segurança dedicada, para coibir qualquer ato criminoso no interior de suas dependências."