Morre o jornalista Fernando Menezes

Morreu nesta quinta-feira (9) o jornalista Fernando Menezes, aos 86 anos. 

Ele foi colunista esportivo do Jornal do Commercio e secretário de imprensa do governo de Pernambuco, na gestão Moura Cavalcanti, entre os anos 1975 e 1979.

"Vovô Fernando, como era carinhosamente  conhecido na redação, era um ícone, uma referência. Respeitado e amado por todos, sempre foi além de um cronista esportivo. Era um intelectual com cabeça efervescente. "Sempre bem humorado, analisava os fatos de forma cortante e tratava com amor os jovens repórteres", disse Laurindo Ferreira, diretor de redação do JC.

Para Marcelo Cavalcanti, do Blog do Torcedor, Menezes foi sempre uma figura querida e divertida. "Jamais esquecerei nossas conversas e risadas", falou, o jornalista.

Além das reportagens, Fernando Menezes ficou conhecido pelos livros publicados, sempre com o tema Recife. Foi um dos voluntários responsáveis pela ampliação do Estádio da Ilha do Retiro, para a realização da Copa do Mundo de 1950.

"Com 15 anos, ajudei fisicamente na ampliação da Ilha, comprando tijolo, para aumentar as arquibancadas. Eu comprei e carreguei tijolos. Só não ajudei a colocar os tijolos porque, senão, tinha destruído tudo (risos), mas houve torcedores fazendo isso com as próprias mãos. Isso me marcou muito”, rememorou, orgulhoso em um entrevista dada há alguns anos.

De acordo com o primogênito do jornalista, Henrique Menezes, de 58 anos, o pai foi diagnosticado com Alzheimer há dez anos. “Ele dedicou a vida ao jornalismo. Era formado em direto e em história e foi professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Universidade Católica (Unicap)”, disse.

Recifense e apaixonado por futebol, Fernando Menezes era torcedor do Sport Club do Recife e foi comentarista esportivo da Globo na década de 1980. 

Menezes faleceu por volta das 5h40, dormindo, após sofrer uma parada cardíaca. Deixou a esposa, Maria Norma Salvador Menezes, de 83 anos, com quem foi casado por seis décadas; três filhos, Fred, Andrea e Henrique; além de seis netos.

Fernando Menezes será cremado no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife. O velório terá início às 15h de hoje (09). A cremação será às 19h. 

Atualizada às 12h50

Postar um comentário

Comente esta matéria

Postagem Anterior Próxima Postagem