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Sex shops: Erotismo para todos os bolsos

Daniela Coelho, dona da rede Secretíssima, diz que a nova classe média é seu público-alvo absoluto, com cerca de 90% das vendas. Foto: Blenda Souto Maior/DP/D.A Press 
A classe C está entrando de cabeça no mercado erótico. Com o aumento do poder aquisitivo, as famílias da nova classe média não querem só comida. Querem diversão também. Em Pernambuco, eles já representam 55% das vendas do setor e a expectativa é que esse número cresça ainda mais no próximo mês, por causa do Dia dos Namorados - comemorado em 12 de junho no Brasil. As distribuidoras e lojas do estado estão prevendo um incremento de 70% para o período e, agora, o foco está nos produtos com preços populares (leia também na versão impressa do Diario deste domingo).

“O consumo dessa camada da sociedade aumentou cerca de 15% nos últimos seis meses. E acredito que isso é reflexo da trilogia ‘Cinquenta tons de cinza’ e do filme ‘De Pernas Pro Ar’”, explica Paula Aguiar, presidente da Associação de Empresas do Mercado Erótico (Abeme). Segundo ela, o Brasil comercializa atualmente cerca de seis milhões de produtos sensuais por mês. E três milhões destes itens vão parar nas casas da nova classe média.

“Três fatores mudaram o perfil do nosso consumidor. Primeiro, as pessoas estão trabalhando com carteira assinada e ganhando mais. O segundo fator é que o próprio mercado se adaptou à classe C. Hoje, você já encontra nas sex shops produtos a partir de R$ 3. Por fim, temos a expansão das vendas através de catálogos, onde as consultoras vão a qualquer lugar ”, completa Aguiar. Apesar do aquecimento, o Nordeste representa apenas 12% nas vendas do mercado erótico no Brasil. “Pernambuco é o estado onde o consumo mais cresce. Mas a Bahia ainda é o primeiro lugar em vendas na região”, detalha.
 O estouro mundial do livro
Daniela Coelho, dona da rede Secretíssima, comemora a boa fase do setor. “Abri duas novas unidades no início desse ano e já estou nas etapas finais para abrir uma filial em João Pessoa”, revela. No caso dela, a classe C é o foco absoluto. “Acredito que 90% dos nossos clientes são da classe média, principalmente nas compras através do site. Aliás, nossas vendas online batem qualquer faturamento das lojas.”

Para Diego Barros, sub-gerente da Janela Secreta, o sucesso de vendas no universo da internet é ocasionado por causa da discrição garantida pela rede. “A maioria das pessoas ainda quer comprar anonimamente”, reflete. Ele adianta ainda o que deve ser o sucesso de vendas no dia 12 de junho: kits sadomasoquistas. “No kit, temos algema, óleo comestível, chicote, bolas de lubrificação e todos os itens que aparecem no livro ‘Cinquenta tons de cinza’. Será o sucesso deste ano”, garante.

RADIOGRAFIA DO SETOR

Regiões que mais consomem
Sudeste -  65%
Sul - 15%
Nordeste - 12%
Norte - 8%

Concentração por renda
Classe A - 30%
Classe B - 25%
Classe C -  45%

Tíquete médio de compras: R$ 117

Pagamentos: 65% cartão de crédito, 35% à vista

Público consumidor:
60% mulheres
40% homens

Vendas online
65% sites
35% facebook

ALGUNS PRODUTOS MAIS VENDIDOS

Gel funcional (vibrador líquido, excitantes, retardantes) - R$ 12 a R$ 45

Gel de massagem térmica - R$ 15 a R$ 30

Vibrador feminino - R$ 50 a R$ 150

Lingerie - R$ 25 a R$ 250

Próteses penianas e plugs - R$ 30 a R$ 80

Brincadeiras eróticas (raspadinhas, dados etc) - R$ 7 a R$ 70


Do DP  / Fotos: Blenda SoSuto Maior e  Carol Matias

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