Medo pode cegar visão sobre a realidade e paralisar a vida


Por Thais Petroff

O medo é uma emoção presente na vida de todas as pessoas. Essa emoção é natural e saudável, pois nos protege de perigos, que se ignorados, poderiam nos fazer perder a vida.

Por outro lado, quando essa emoção é excessiva, passa a ser prejudicial e pode nos levar à estagnação.

Há um desenho animado chamado "Os Croods" que demonstra muito bem essa questão. Apesar de ser um filme infantil e em uma época muito distante da nossa, ele nos mostra de forma análoga como nos comportamos em alguns momentos diante de nossas crenças e aprendizados da infância. Temos algumas ideias como certas e podemos nunca nos permitir questioná-las (já que foi "papai e mamãe" que nos ensinaram) ou ainda sentimos aquilo como verdade, e portanto, acreditamos que seja.

Assim como no desenho citado acima, no mito da caverna de Platão também os homens nasceram e foram criados conhecendo somente uma verdade: a segurança daquele mundo em que viviam (a caverna) e o que era contado a respeito "dos perigos do mundo lá fora".

Na alegoria da caverna, os homens nasceram dentro dessa e encontravam-se acorrentados, virados de frente para a parede e de costas para uma brecha que permitia a luz entrar. Desse modo, viam refletidas na parede as sombras de outros homens que passavam do lado de fora e acendiam fogueiras, bem como sons, os quais eram associados às sombras. Viam criaturas disformes e muito grandes e, diante disso, sentiam muito medo de ir lá fora. Se privavam de conhecer o novo em função das distorções que faziam. Isso os mantinha enclausurados ali; não só pelas correntes, mas também (e talvez principalmente) pelas suas mentes.

Será que fazemos a mesma coisa em alguns momentos, não nos permitindo entrar em contato e/ou enfrentar situações diferentes das que estamos acostumados?

Será que nos privamos de possíveis novos prazeres, conhecimentos, relacionamentos e crescimento, pois ficamos presos aos nossos medos?

Reflita se pode haver um mundo muito mais bonito lá fora e você está se mantendo preso dentro de uma caverna escura.

Postar um comentário

Comente esta matéria

Postagem Anterior Próxima Postagem