Uma arena, muitas críticas e dois gigantes disputando o voto do sócio. Esse é o panorama para uma eleição que deve entrar para a história do Sport, já que põe frente a frente Homero Lacerda e Luciano Bivar, dois dos maiores vencedores do clube nas últimas três décadas. Apesar de o clube envolver patrimônio, corpo associado, esportes amadores e futebol, o centro da discussão ficou no meio de uma arena.
Tudo porque o atual presidente-executivo e candidato à presidência do Conselho Deliberativo, Gustavo Dubeux, firmou um contrato com investidores para deixar o estádio leonino dentro dos padrões da Fifa, além de uma série de modificações na estrutura física. Entre elas incluem-se dois edifícios empresariais e um hotel. Esses equipamentos ficarão nas mãos do investidor durante cerca de 30 anos até serem repassados ao Sport.
O grupo de oposição, capitaneado por Homero, faz críticas contundentes ao projeto há cerca de um ano. O problema, segundo ele, são os edifícios empresariais, apontados como especulação imobiliária e dilapidação de patrimônio. A ideia do candidato é erguer uma praça olímpica em lugar dos edifícios e auferir lucros através das leis de incentivo fiscal e aluguel da arena para shows.
Com tanto concreto, estrutura metálica e maquete de um lado para o outro, o futebol ficou em segundo plano. Aliás, da mesma forma como ficou dentro de campo com a queda para a segunda divisão. Ambos prometem times fortes e o resgate dos títulos. Homero diz ter cinco nomes e dois já entrevistados. Luciano Bivar não esconde que, se vencer, Sérgio Guedes comanda o time no retorno da próxima temporada. Ele também tentou repatriar o zagueiro Durval, mas o Santos não liberou.
HORÁRIOS - A eleição na Ilha começa às 8h e termina às 18h - mas quem estiver na fila até o horário limite terá direito a voto. Em seguida começa a apuração. São esperados entre 3 e 4 mil votantes.
Homero de Moura Lacerda de Melo é o candidato da chapa Sport Vencedor. Tem 65 anos, é engenheiro e empresário e já foi vereador do Recife. Presidiu o clube no biênio 1987/1988, sendo campeão brasileiro (87) e pernambucano (88). Entrou para a história naquela época por ter sido o primeiro, e até agora único, candidato de oposição a vencer uma eleição no Sport. O candidato da situação era Wanderson Lacerda. Homero também foi presidente do Conselho e diretor de futebol em diversas oportunidades. Tem como companheiros de chapa Alfredo Bertini (vice), Sílvio Neves Baptista (presidente do Conselho) e Gustavo Melo (vice do Conselho).
Luciano Caldas Bivar é o candidato da chapa Sport de Verdade tem 67 anos, é advogado e empresário, além de ter exercido um mandato de deputado federal. Tentará seu sexto mandato no clube - um deles foi interrompido antes do fim por renúncia. Era o vice-presidente no Brasileiro de 1987 e como mandatário principal conquistou a Série B em 1990. Também ocupou cargos na diretoria de futebol em outras gestões, quase todas ao lado de Homero Lacerda. É filho e irmão de ex-presidentes.
Do Blog do Torcedor / Foto: Anderson Mallaguti