Apple resolve antiga falha que permitia o jailbreak do iOS

Por Edivaldo Brito

Famoso por desbloquear gadgets da Apple, o hacker Pod2g disse em seu Twitter que a Apple aparentemente resolveu a falha usada para fazer o jailbreak dos iPhones e iPads. Descoberta pelo hacker Comex em 2010, a vulnerabilidade era utilizada pelos desenvolvedores do jailbreak para ganhar acesso total ao dispositivo. Segundo o relato, o problema teria sido resolvido com o novo iOS 6.

pod2gtweet

Comex, cujo nome verdadeiro é Nicolas Allegra, deixou suas atividades hackers para começar um estágio na Apple no ano passado. Uma das condições óbvias para seu ingresso foi que ele parasse de trabalhar para a comunidade do jailbreak, como declarou em um bate-papo ao blog Reddit.

Enquanto trabalhava nos desbloqueios de iGadgets, ele foi responsável por um dos métodos mais simples da história desse processo, conhecido como JailbreakMe. No método criado por ele, bastava acessar o endereço “www.jailbreakme.com” usando um gadget da Apple, deslizar um controle na página acessada e pouco depois o aparelho já estava desbloqueado.

Comex, o hacker do Jailbreak (Foto: Reprodução)

Essa não é a única má notícia para os jailbreakers. A Apple já está colocando restrições no kernel do iOS para tentar evitar a descoberta de novos bugs. Essa medida dificultará a vida dos hackers, já que a exploração de bugs é a base da maior parte do trabalho deles.

A boa notícia é que o hacker Musclenerd informou em sua conta do Twitter que conseguiu realizar o processo de desbloqueio em um iPod touch 4G com iOS 6 beta 1, mas apenas no modo tethered (que perde o efeito quando o aparelho é reiniciado). Mesmo ainda, sendo um processo incompleto e que funcionou apenas em um gadget, isso indica que a perda do exploit não afetou tanto a missão de criar um futuro jailbreak.

Musclenerd informa que já fez o jailbreak do iOS 6 (Foto: Reprodução)
O principal motivo dessa batalha entre a Apple e os hackers do jailbreak são as diversas restrições que a empresa impõe ao uso do aparelho (como Bluetooth restrito, bloqueio de operadoras, instalação de programas apenas da App Store, entre outros). Como o processo de jailbreak não usa elementos de propriedade da Apple e não é considerado ilegal nos Estados Unidos, tudo que a empresa pode fazer é dificultar o trabalho dos hackers a cada novo lançamento do iOS.

Enquanto isso eles continuam a descobrir maneiras de contornar as restrições da Apple e a eterna briga de gato e rato recomeça. O TechTudo está de olho nesse confronto e informará cada passo deles. Fiquem de olho.

Postar um comentário

Comente esta matéria

Postagem Anterior Próxima Postagem