Um avião de pequeno porte apresentou problemas ao aterrissar no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza na noite desta segunda-feira (16). Segundo a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), aparentemente a aeronave apresentou problemas no trem de pouso, passou da pista e só parou no gramado que faz parte da extensão de segurança do local. Ninguém ficou ferido.
O avião modelo Embraer 810-D transportava três pessoas --piloto, copiloto e um passageiro-- de João Pessoa para a capital cearense. Devido ao incidente, o aeroporto de Fortaleza ficou fechado por quase duas horas e meia --tempo necessário para retirada do avião do local.
Segundo a Infraero, o aeroporto foi fechado às 20h e foi reaberto para pousos e decolagens às 22h25.
Com o aeroporto fechado, pelo menos quatro aeronaves que deveriam chegar à capital cearense foram relocadas para aeroportos mais próximos – três para Recife e um para Belém. Um voo que seguia de Juazeiro do Norte (CE) para Fortaleza também foi cancelado. Outros voos que partiriam do aeroporto atrasaram mais de duas horas.
A Infraero informou que o avião, que é de propriedade particular, continua no aeroporto de Fortaleza aguardando a realização de reparos.
Ainda segundo a Infraero, passageiros dos voos cancelados que partiriam de Fortaleza foram relocados em voos de outras companhias ainda na noite de ontem, depois da liberação do aeroporto, ou foram acomodados em hotéis e nesta terça-feira (17) já seguiram viagem.
De acordo com dados do painel de voos da Infraero atualizado às 10h desta terça-feira (17), o aeroporto de Fortaleza hoje opera com cinco voos em atraso.