Irmão de Lula sofreu com tratamento, mas venceu tumor

Submetido a um tratamento semelhante ao que Lula vai agora enfrentar, seu irmão mais velho, Jaime Inácio da Silva, 74, "sofreu muito, mas está curado", diz José Ferreira de Melo, o Frei Chico, irmão mais conhecido do ex-presidente e espécie de porta-voz da família.

Jaime, que é marceneiro aposentado, descobriu que estava com câncer na região do pescoço, perto das amígdalas, há cinco anos, quando fazia um tratamento dentário.

Lula teve 18 irmãos --sete deles do casamento do pai, Aristides Inácio da Silva, com a mãe dele, dona Lindu, e outros dez do relacionamento do pai com Valdomira.

O ex-presidente foi diagnosticado com um câncer na laringe no último sábado (29). Ele iniciou ontem o tratamento quimioterápico.

A equipe médica do ex-presidente afirmou que o resultado da biópsia mostrou que o tumor na laringe de Lula tem "nível de agressividade médio", ou seja, está numa fase intermediária.

Segundo os médicos, o tumor foi detectado cedo. "Dificilmente se identifica porque causa poucos sintomas", afirmou o médico Luiz Paulo Kowalski.

Os médicos afirmaram ainda que os primeiros resultados do tratamento poderão ser notados em cerca de 40 dias, com dois ciclos de quimioterapia.

O tumor na laringe tem cerca de 3 cm, segundo os médicos.

Umas das causas importantes para o câncer na laringe é o fumo, segundo os médicos. Lula é ex-fumante e tinha o hábito de fumar cigarrilhas. Mas também existem causas virais.

Da Folha

Postar um comentário

Comente esta matéria

Postagem Anterior Próxima Postagem